Curitiba sedia encontro sobre alimentação escolar 22/06/2012 - 16:29

Cerca de 150 pessoas participaram do 1º Seminário do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Agricultura Familiar no Paraná nesta quinta-feira (21), em Curitiba. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e Ministério do Desenvolvimento Agrário. A participação de agricultores familiares nos programas agrícolas existentes para a alimentação escolar, especialmente na sensibilização para a produção de gêneros orgânicos, é um dos debates principais que norteiam o evento, realizado até esta sexta-feira (22).

O Paraná foi o primeiro estado a atingir a meta mínima de utilização dos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar, como determina a Lei da Alimentação Escolar 11947/09 que regulamenta o PNAE. Agora a meta da secretaria é universalizar esta modalidade de atendimento para todas as escolas estaduais. A ampliação do fornecimento dos produtos orgânicos no Paraná é um aspecto a ser comemorado.

Neste ano já houve um avanço na quantidade de escolas que recebem produtos orgânicos. Passou de 140 em 24 municípios, em 2011, para 414 escolas em 68 municípios, em 2012. A quantidade de alimentos orgânicos oferecidos também aumentou e passou de 9 para 660 toneladas, na comparação de 2011 para 2012.

De acordo com a diretora de Infraestrutura, Logística, Organização e Gestão (Dilog) da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (SUDE) da secretaria, Márcia Cristina Stolarski, os agricultores familiares ao se especializarem na produção de alimentos orgânicos são duplamente beneficiados no processo de compra direta de produtos para a alimentação escolar. "Em primeiro lugar porque o edital prioriza esse tipo de entidade, que acaba tendo uma colocação melhor na lista de classificação. A outra vantagem é têm um valor 30% maior que os convencionais”, explica.

AGRICULTURA FAMILIAR - Atualmente, 87% das escolas do Estado são beneficiadas com gêneros alimentícios da agricultura familiar de uma maneira geral para composição da alimentação escolar. São 1.807 estabelecimentos estaduais de educação básica em 399 municípios que compram alimentos frescos direto da agricultura familiar.

De acordo com o diretor geral da Secretaria de Estado da Educação, Jorge Eduardo Wekerlin, este número é quase duas vezes maior que as 906 escolas atendidas em 2011. O valor investido aumentou de R$ 2,5 milhões no ano passado para R$ 23 milhões, em 2012. “Não mediremos esforços para aumentar a compra destes alimentos, destinando mais recursos para nossos municípios e, principalmente para atender nossos alunos com qualidade. Nossa experiência está sendo replicada para todo Brasil”, disse Wekerlin.

Além das secretarias de Estado da Educação, da Agricultura Familiar e da Saúde, participam do evento representantes dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná, Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do legislativo estadual e entidades representativas da agricultura familiar no Paraná.

GALERIA DE IMAGENS