Curso de Educação Física adaptada acontece em Francisco Beltrão 21/10/2011 - 16:30
Mais de 35 professores de Educação Física que atuam nas escolas públicas atendidas pelo Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão participaram de um curso de educação física adaptada para deficientes visuais essa semana. Com duração de quatro dias, o curso mostrou aos professores atividades para serem realizadas com alunos cegos durante as aulas. É uma ação para promover uma educação inclusiva para pessoas com necessidades especiais.
O curso faz parte da Formação Continuada dos professores, que atualizam os conhecimentos que já possuem. “Como a educação inclusiva necessita de uma formação pedagógica constante, estamos muito satisfeitos com o evento. Ele nos proporciona conhecimento para desenvolver e aperfeiçoar nossa prática docente, já que a Educação Especial não foi trabalhada em nossa graduação”, afirmou o coordenador de Educação Física do Núcleo, Geraldo Borghezan.
Além de conhecer atividades adaptadas para alunos cegos, os professores de Educação Física trocaram conhecimentos e experiências. “A troca de conhecimentos entre as APAES com as demais escolas é fundamental. É muito interessante esta troca, contribui para o conhecimento”, acredita a professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Verê, Leila Cristina Lautert.
O curso foi oferecido pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (DEEIN) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), através do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão.