Curso de Gestão de Acervos Escolares tem início 21/09/2012 - 10:20
O primeiro curso do Programa de Proteção, Valorização, Preservação e Restauração das Escolas da Rede Pública Estadual do Paraná iniciou nesta quinta-feira (20), no Departamento de Arquivo Público (DEAP), em Curitiba. A formação é voltada aos servidores da rede estadual de ensino básico dos colégios tombados e o conteúdo abordado vai reforçar as ações sobre conservação e preservação dos acervos escolares.
O Programa valoriza o patrimônio histórico de prédios escolares centenários em que milhares de alunos estudaram. “Estamos reunindo os diretores e professores dessas escolas para que possamos criar uma cultura de valorização do nosso patrimônio”, destacou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.
O módulo inicial encerra no dia 21. A segunda etapa vai ser realizada nas escolas tombadas pelo Patrimônio Cultural do Estado e o último módulo encerra dia 09 de outubro em Curitiba. Cerca de 40 participantes vão conhecer toda a questão do patrimônio físico, dos documentos, dos acervos, das fotografias e das histórias das escolas tombadas. “O trabalho vai envolver o levantamento e os cuidados com o acervo, como higienização, restauração e o correto arquivamento do material”, explicou Sandra Teresinha da Silva, coordenadora do programa.
Instituições - São 13 colégios tombados pelo Patrimônio Cultural do Estado: Instituto Estadual de Educação Doutor Caetano Munhoz da Rocha e Escola Estadual Faria Sobrinho, em Paranaguá. Em Antonina, Centro Estadual de Educação Profissional Doutor Brasílio Machado, Colégio Estadual Moyses Lupion e o Colégio Estadual Rocha Pombo.
Na capital, Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Piloto, Colégio Estadual do Paraná, Colégio Estadual Xavier da Silva, Colégio Estadual Tiradentes, Escola Estadual Dom Pedro II e o Grupo Escolar Cruz Machado. Em Ponta Grossa, Colégio Estadual Regente Feijó e no município da Lapa, o Colégio Estadual São José.
O grupo responsável pelo Programa é formado por representantes da Vice-Governadoria, das Secretarias de Estado da Educação, Cultura, Administração e Previdência, Ciência e Tecnologia e da Agência de Fomento Paraná.