Curso de formação capacita para uso de lousa digital 06/08/2013 - 15:20

A Secretaria de Estado da Educação promove até esta quarta-feira (7), em Curitiba, o evento de Formação dos Assessores Pedagógicos para o Uso do Computador Interativo com Lousa Digital. Cerca de 220 assessores das Coordenações Regionais de Tecnologia Educacional e representantes das equipes de educação básica dos Núcleos Regionais de Educação participam do curso.

A formação das equipes pedagógicas para o uso da lousa faz parte do Plano de Ações Descentralizadas, com estratégias metodológicas para melhorias do ensino oferecido nas escolas. “A ideia é que o professores tenha uma proposta pedagógica inovadora ao elaborar a sua aula”, comentou Marcos Cesar Cantini, coordenador de Apoio ao Uso de Tecnologias da Diretoria de Tecnologia Educacional.

Cantini ainda lembrou que existem recursos pedagógicos disponíveis no Portal Dia a Dia Educação para ajudar os professores na elaboração de aulas. Além de palestras, o curso de formação conta com oficinas sobre o computador interativo com lousa digital e trabalho em grupos para planejamento e produção de atividades interativas que serão apresentadas pelos participantes no último dia do evento.

Os assessores pedagógicos farão eventos semelhantes para os profissionais da educação que estão nas escolas estaduais em suas regiões. “Esperamos que todo esse conhecimento repassado aos professores, referentes ao recursos tecnológicos, tenha um efeito positivo na aprendizagem dos nossos alunos”, disse a assessora da Coordenação de Tecnologia Educacional de Francisco Beltrão, Neuza Missio.

A previsão da Secretaria da Educação é dar a formação adequada a cerca de 5 mil pessoas ainda neste segundo semestre, quando está previsto a entrega de 3.140 novos computadores interativos com lousa digital.

Serão distribuídos de 1 a 3 equipamentos em todas as mais de 2,1 mil escolas estaduais e cerca de 400 escolas conveniadas de educação especial (Apaes). Atualmente este equipamento já está presente em 1.432 que receberam o projetor Proinfo entre 2010 e 2012. Em maio deste ano receberam o complemento para este equipamento para lousa digital.

Além da lousa, o conjunto distribuído às escolas inclui receptores e transmissores bluetooth, canetas digitais, pontas sobressalentes, cabos USB, suportes metálicos e faixas adesivas para fixação e guias e DVDs para instalação.

GALERIA DE IMAGENS