Curso discute educação especial em Curitiba 11/03/2013 - 16:19

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou nessa segunda-feira (11), em Curitiba, da abertura do curso de extensão Intervenção Precoce no Desenvolvimento Infantil. O evento, resultado da parceria entre a Universidade Federal do Paraná, Secretaria de Estado da Educação e Federação das Apaes do Paraná, busca capacitar os participantes para o atendimento aos alunos da educação especial.

A intervenção precoce permite que sejam identificados com antecedência problemas que interferem no desenvolvimento infantil e sejam propostas ações de estímulos adequadas. “Todos nós temos que nos preocupar com o desenvolvimento infantil, a criança precisa ser muito bem atendida para que possa ser um adulto com mais possibilidades”, ressaltou Arns.

A atuação deve acontecer ainda antes da gestação e durante o período de gravidez com a garantia de um bom acompanhamento à saúde da mãe, além da identificação e atendimento dos problemas potenciais.

O curso, que vai até esta terça-feira (12), também conta com a participação do professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, Portugal, Vitor Franco. “A proposta é estabelecer um diálogo, discutir semelhanças e diferenças na área da intervenção precoce existentes entre os dois países”, comentou a professora de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, Norma da Luz Ferrarini.

Ainda serão debatidas questões para o fortalecimento do processo de inclusão dos alunos com síndromes genéticas e atrasos neuromotores, cognitivos e de linguagem. “Vamos discutir sobre políticas públicas para a ampliação de políticas públicas na área da saúde, da educação, entre outras, além de incentivar a participação da sociedade”, disse Miriam Pan, professora de Psicologia da Universidade Federal do Paraná.

Participam do evento cerca de 100 profissionais da Secretaria de Estado da Educação, representantes dos Conselhos Regionais das Apaes, professores que atuam na educação especial, além de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação de universidades.
As discussões do evento servem de subsídios para prática dos profissionais que atuam nas escolas de educação básica na modalidade de educação especial. “É um trabalho coletivo que visa a fortalecer as ações da educação especial no tocante à formação de professores”, comentou a diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria da Educação, Walquiria Onete Gomes.

A diretora ainda lembrou sobre a importância do envolvimento da família e da comunidade na promoção do desenvolvimento da criança com deficiência.

GALERIA DE IMAGENS