Curso técnico atende pedido de moradores de município da RMC 20/05/2018 - 09:10

No início do ano letivo, em fevereiro, a comunidade do município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu do Governo do Paraná uma nova oferta de formação profissional gratuita. O curso técnico em Enfermagem, ofertado no Colégio Estadual Sagrada Família, tem duração de dois anos e atende alunos que já concluíram o Ensino Médio.

A diretora da escola, Lúcia Staron, explicou que o curso era um desejo antigo dos moradores do município. “Sempre houve uma grande solicitação da comunidade para abrirmos um curso técnico, especialmente o de Enfermagem porque temos vários hospitais de grande porte na cidade que atendem pacientes do município, cidades vizinhas e de outras partes do país”, contou Lúcia.

O colégio recebeu aproximadamente mil inscritos, dos quais 41 foram selecionados para abertura da primeira turma. A funcionária pública Roseli Terezinha de Oliveira Damazio trabalha há 14 anos como agente de prevenção de epidemia em domicílio, escolas e empresas do município. Ela viu no curso a oportunidade para dar continuidade ao aperfeiçoamento profissional.

“Gosto de trabalhar na área da saúde e esse curso vai possibilitar novos conhecimentos. Quando terminar, pretendo continuar aprimorando os conhecimentos na área com um curso superior específico de enfermagem”, disse.

Leamil da Rocha Ramos sempre quis ter a formação técnica na área da saúde, mas o alto custo dos cursos particulares impediam que ela estudasse. “Sempre sonhei em ter essa formação, mas não tinha condições de pagar e hoje tenho a oportunidade de estudar e ingressar na área que escolhi como profissão. O curso é completo e proporciona todas as ferramentas necessárias para a preparação dos alunos”, disse Leamil.

CURRÍCULO – O mercado de trabalho para o técnico em enfermagem amplo, já que o profissional pode atuar em hospitais, unidades de saúde, clínicas médicas, home care, centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas, consultórios médicos, ambulatórios, atendimento pré-hospitalar entre outros.

O currículo do curso possui 17 disciplinas entre anatomia e fisiologia aplicada à enfermagem, assistência de enfermagem à criança e ao adolescente, assistência de enfermagem a pacientes críticos e à saúde da mulher, assistência de enfermagem cirúrgica e clínica, fundamentos da enfermagem e do trabalho, processos de comunicação e informação em enfermagem, trabalho em saúde e saúde e doença, com uma carga horária de 1.200 horas. O currículo do curso prevê ainda outras 640 horas de estágio.

ESTRUTURA DE PONTA – O laboratório de enfermagem da escola conta com equipamento novos e modernos que auxiliam o aprendizado prático dos estudantes, como o moderno projetor interativo que permite que as aulas sejam mais atrativas.

Além dos equipamentos, os alunos têm acesso a um acervo bibliográfico específico para as disciplinas do curso. O investimento para aquisição dos equipamentos e acervo bibliográfico é de aproximadamente R$ 58 mil.

“As instituições de ensino estaduais que ofertam cursos técnicos possuem uma infraestrutura completa com equipamentos de ponta e acervo bibliográfico específico que prepara os profissionais para ingresso imediato no mundo do trabalho, amplia a possibilidade de renda e proporciona também a continuidade dos estudos”, disse a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Cândida Junqueira.

SEMANA DA ENFERMAGEM – Cerca de 5 mil alunos que estão matriculados nas 34 instituições de ensino da rede estadual que ofertam a formação técnica em Enfermagem participaram nessa semana de oficinas e palestras relacionadas ao curso. A programação foi elaborada pelas coordenações do curso para a Semana de Enfermagem com o objetivo de promover e atualizar informações sobre a formação.

NA REDE - A Secretaria da Educação oferta gratuitamente 57 cursos profissionalizantes em nível médio disponíveis em 343 escolas estaduais, em 183 cidades. Os cursos estão disponíveis em diferentes modalidades para atender toda a comunidade paranaense de diferentes faixas etárias. Para os alunos que estão ingressando no Ensino Médio, com idade entre 14 e 15 anos, os cursos são oferecidos integrados às disciplinas da base nacional comum. Para quem já concluiu o Ensino Médio, com idade acima de 17 anos, a formação é na modalidade subsequente ou concomitante.



GALERIA DE IMAGENS