Cursos formam brigadistas em Cascavel e Dois Vizinhos 27/05/2013 - 16:17

Os Núcleos Regionais de Educação de Cascavel e o de Dois Vizinhos fizeram na semana passada o curso Defesa Civil na Escola. A capacitação faz parte do Programa Brigada Escolar que tem como objetivo desenvolver a cultura de prevenção, com a formação de brigadas em todas as escolas estaduais. O programa também prevê adequação das edificações às normas de prevenção contra incêndio.

Em Cascavel, o curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto e contou com palestras e oficinas de primeiros socorros, prevenção a incêndio e prevenção a acidentes. “Todas as escolas devem formar uma brigada, com cinco integrantes. A equipe de brigadistas tem de elaborar um plano de abandono de prédio e simulá-lo duas vezes por ano”, explicou o primeiro sargento, Zilmo Girotto.

Os participantes (diretores, pedagogos e funcionários de escolas estaduais e conveniadas) foram orientados quanto ao plano de abandono em casos de emergência. Ainda foram feitas simulações de abandono do prédio escolar do Centro. Cerca de 500 estudantes e os cursistas participaram do exercício. “Por mais que pensemos que nunca vai acontecer algo na escola, como um incêndio, é sempre bom estarmos preparados, pois assim saberemos como proceder”, opinou a aluna do 4º ano do curso técnico em Administração, Sabrina Pimentel, 17 anos.

A proposta também cria uma cultura de prevenção nos participantes. “É a primeira vez que participo de um curso como este, que é importante para o nosso dia a dia na escola e também em casa. São cuidados e atitudes simples que podem auxiliar numa situação de pânico”, afirmou a funcionária da Escola Estadual Frei Grabrielângelo, em Capitão Leônidas Marques, Marlene Antunes.

No Núcleo Regional de Dois Vizinhos, o curso de capacitação da Brigada Escolar e Defesa Civil na Escola ocorreu no Colégio Estadual Dois Vizinhos com a participação de diretores, pedagogos e funcionários das escolas estaduais e dos representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Dois Vizinhos, São Jorge do Oeste, Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu. "O curso garante a integridade física dos professores, funcionários e alunos dentro da escola. Agora sabemos como reagir diante de algum incidente, já elaboramos, por exemplo, pontos de fuga ou rotas alternativas de saída", comentou o diretor do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, Nilson José Silvestro.

O Programa Brigada Escolar é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar.

GALERIA DE IMAGENS