DEEIN promove inclusão com qualidade e responsabilidade 02/08/2010 - 17:19
A modalidade de Educação Especial implantada pelo governo do Paraná é referência no país. As ações realizadas pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein) da Secretaria da Educação (Seed) propiciam a professores e profissionais da Educação subsídios teórico-práticos para o atendimento educacional especializado de qualidade para cerca de 80 mil alunos.
Segundo a chefe do Deein, Angelina Matiskei, cada necessidade especial demanda um trabalho diferente e, por sua vez, cada aluno pede um atendimento personalizado. “A política de inclusão educacional é mais do que a simples matrícula do aluno com necessidades educacionais na rede comum de ensino”, explica.
Para ela, é fundamental que a Seed discuta com os professores das escolas regulares, sobre quem é este aluno, os tipos de atendimentos especializados disponíveis na rede de apoio, bem como as práticas pedagógicas para o acesso, permanência e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, incluídos na classe comum.
Ações - No 1º semestre deste ano, o Deein realizou o Seminário de Educação Bilíngue para Surdos (com participação de aproximadamente 700 pessoas), o Seminário Paraense da Deficiência Visual (400 participantes), o Festival Estadual Nossa Arte, além dos grupos de estudos e do Itinerante 2010 – oficina de política estadual de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão para todos os professores da rede.
Para o 2º semestre, está programado o Itinerante para escolas de educação especial (formação descentralizada) e a Capacitação Estadual em Altas Habilidades/Superdotação (450 participantes). E, em setembro, acontece o I Congresso Internacional de Altas Habilidades/Superdotação (250 participantes).
O Deein é responsável pela escolarização de crianças, jovens e adultos que apresentam necessidades educacionais decorrentes de deficiência intelectual, visual, física neuromotora, surdez, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento.
Entre 2003 e 2008 foram implantadas 828 salas de recursos nas áreas de deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Além disso, foram contratados 234 intérpretes de Língua Brasileira de sinais (Libras) para alunos surdos, 120 professores de apoio permanente a alunos com deficiência física neuromotora e 9 para apoio a alunos com transtornos globais do desenvolvimento.
A matrícula de alunos com necessidades especiais na rede pública cresceu 108,39 % do final de 2002 (17.796 alunos) para inicio de 2009 (37.086 alunos) e na rede conveniada houve um crescimento de 24,59% do final de 2002 (34.343) para o inicio de 2009 (42.788 alunos).
Os dois primeiros concursos públicos realizados no Paraná para contratação de professores de Educação Especial aconteceram em 2004 e 2007. O primeiro efetivou 4.500 professores especializados em Educação Especial e em 2007, mais mil professores. E, também pela primeira vez na história do estado, foi realizado o 1° concurso para tradutor e interprete de libras/língua portuguesa, com 193 vagas.
Segundo a chefe do Deein, Angelina Matiskei, cada necessidade especial demanda um trabalho diferente e, por sua vez, cada aluno pede um atendimento personalizado. “A política de inclusão educacional é mais do que a simples matrícula do aluno com necessidades educacionais na rede comum de ensino”, explica.
Para ela, é fundamental que a Seed discuta com os professores das escolas regulares, sobre quem é este aluno, os tipos de atendimentos especializados disponíveis na rede de apoio, bem como as práticas pedagógicas para o acesso, permanência e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, incluídos na classe comum.
Ações - No 1º semestre deste ano, o Deein realizou o Seminário de Educação Bilíngue para Surdos (com participação de aproximadamente 700 pessoas), o Seminário Paraense da Deficiência Visual (400 participantes), o Festival Estadual Nossa Arte, além dos grupos de estudos e do Itinerante 2010 – oficina de política estadual de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão para todos os professores da rede.
Para o 2º semestre, está programado o Itinerante para escolas de educação especial (formação descentralizada) e a Capacitação Estadual em Altas Habilidades/Superdotação (450 participantes). E, em setembro, acontece o I Congresso Internacional de Altas Habilidades/Superdotação (250 participantes).
O Deein é responsável pela escolarização de crianças, jovens e adultos que apresentam necessidades educacionais decorrentes de deficiência intelectual, visual, física neuromotora, surdez, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento.
Entre 2003 e 2008 foram implantadas 828 salas de recursos nas áreas de deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Além disso, foram contratados 234 intérpretes de Língua Brasileira de sinais (Libras) para alunos surdos, 120 professores de apoio permanente a alunos com deficiência física neuromotora e 9 para apoio a alunos com transtornos globais do desenvolvimento.
A matrícula de alunos com necessidades especiais na rede pública cresceu 108,39 % do final de 2002 (17.796 alunos) para inicio de 2009 (37.086 alunos) e na rede conveniada houve um crescimento de 24,59% do final de 2002 (34.343) para o inicio de 2009 (42.788 alunos).
Os dois primeiros concursos públicos realizados no Paraná para contratação de professores de Educação Especial aconteceram em 2004 e 2007. O primeiro efetivou 4.500 professores especializados em Educação Especial e em 2007, mais mil professores. E, também pela primeira vez na história do estado, foi realizado o 1° concurso para tradutor e interprete de libras/língua portuguesa, com 193 vagas.