De 873 colégios estaduais com aulas presenciais, 12 têm aulas suspensas devido a casos de Covid-19 21/06/2021 - 15:48

Em cumprimento às resoluções e orientações das autoridades sanitárias e para manter os colégios como ambientes controlados e seguros, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) vem fazendo um monitoramento dos casos de Covid-19 nas escolas. Nesta segunda-feira (21), há 12 escolas fechadas e 52 turmas com aulas presenciais suspensas devido a casos de Covid-19.

Dentre as mais de 50 mil pessoas que frequentam as escolas presencialmente, houve 249 casos positivos do novo coronavírus registrados na última semana. Destes, 232 são decorrentes de contaminações fora do ambiente escolar, enquanto 17 estão em investigação. Outras 861 escolas estão abertas, seguindo o protocolo de biossegurança, e 165 estão fechadas devido a decretos municipais.

Novas aberturas — Mais 122 escolas foram abertas nesta segunda-feira (21) em 36 municípios. Desde a semana passada, a Seed-PR não realiza mais “rodadas de abertura” (como nos dias 10/05, 24/05 e 07/06), mas a reabertura gradual das instituições segue acontecendo em datas acordadas entre escolas e respectivos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Medidas de proteção contra a Covid-19 — As instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

Autorização dos pais – O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.

Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

Orientações – Na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos.