Debates da Semana Pedagógica envolvem comunidade 23/02/2016 - 16:09

Nesta terça-feira (23), segundo dia de Semana Pedagógica na rede estadual de ensino, o debate foi aberto à comunidade, que teve a oportunidade de opinar e apresentar ideias e sugestões com o foco no tema “A escola que temos e a escola que queremos. Como podemos contribuir?” A intenção é fortalecer a gestão escolar, com a participação direta de estudantes, pais, educadores e funcionários.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, destaca que a participação de todos é fundamental. “O envolvimento da comunidade está inclusive previsto nas ações do META, o programa Minha Escola Tem Ação”, lembrou a secretária, que nesta terça-feira visitou escolas nas áreas metropolitanas. Os objetivos do META, criado no ano passado, são fortalecer a gestão escolar, melhorar a qualidade da educação pública e reduzir os índices de evasão escolar. As ações do programa envolvem as áreas de formação continuada, ampliação de jornada escolar, mobilização da comunidade escolar, tecnologia educacional, práticas pedagógicas, gestão escolar, além de prever a consolidação e monitoramento do projeto político pedagógico e do plano de ação das escolas.

Segundo o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, Maurício Ferraz da Costa, a participação da comunidade resulta na qualidade da educação pública. “A escola que queremos passa pela participação da comunidade escolar. O resultado é qualidade na oferta do ensino público”, disse Maurício.

Segundo Inês de Fátima Bacelar, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Colônia Murici, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a Semana Pedagógica proporciona aos servidores um momento exclusivo para discutir os desafios do cotidiano escolar e propor novas ideias para fortalecer a gestão descentralizada. “O tema proposto abriu um leque de discussão com questões pedagógicas que vão fortalecer a qualidade de ensino da escola. A participação de todos os funcionários reforça o trabalho administrativo descentralizado que já é desenvolvido na escola”, contou Inês.

FORMANDO CIDADÃOS - No Colégio Estadual Maria da Luz Furquin, em Rio Branco do Sul, também na região de Curitiba, os alunos do Grêmio Estudantil elaboraram propostas para apresentar aos gestores durante o encontro. “Pensamos em ações que podem contribuir para a formação cidadão e humana dos alunos” disse a estudante Diessica Caroline Lechenakoski, 16 anos, 2° ano do ensino médio. Entre as principais propostas está a execução do hino nacional uma vez por semana, orações antes da primeira aula e um espaço dedicado à leitura na biblioteca da escola.

Na opinião de Diessica, a participação dos alunos é fundamental para que a escola pense em ações que englobem diversos pontos de vista. “Estou gostando muito dessa oportunidade de poder expressar os meus desejos e dos meus colegas. A participação dos estudantes é fundamental para a administração escolar porque o aluno tem outro olhar em relação à escola, que às vezes escapa do professor”, contou.

A Semana Pedagógica está em andamento em todo o Paraná. Na região de Umuarama, a movimentação é intensa, apesar da chuva. A chefe do Núcleo Regional, Gilmara Zanata, destaca o envolvimento dos profissionais da educação. Ela visitou seis colégios, em três municípios. “A mudança no formato da semana pedagógica, neste ano com a presença de representantes da Secretaria da Educação em diversas cidades, tem sido muito bem recebida. Esse acolhimento por parte da SEED, de participar e ouvir as demandas locais, tem contribuído muito para a produtividade dos trabalhos”, avaliou Gilmara.

Já em Foz do Iguaçu, onde cerca de 3,5 mil pessoas estão envolvidas nas atividades da Semana – entre professores e funcionários -, já foram visitadas pela equipe do Núcleo e da SEED quatro escolas escolas de Foz e cinco em Santa Terezinha de Itaipu, incluindo uma unidade de educação especial. Nesta terça-feira, os trabalhos começaram pelo município de Ramilândia. “Essa presença de representantes da SEED aproxima, facilita. Veio ao encontro das nossas expectativas”, disse Ivone Müller, chefe do NRE de Foz. “Aguardamos com expectativa as reuniões de amanhã, por áreas e disciplinas. Isso atende a uma reivindicação da categoria e será de grande proveito”, completou Ivone.

Nesta quarta-feira (24), no último encontro da Semana Pedagógica, os educadores se concentrarão na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As equipes pedagógicas e administrativas vão abordar assuntos relacionados à organização do trabalho pedagógico e o fortalecimento da democratização da gestão escolar. Os agentes I e II – profissionais responsáveis pela limpeza e conservação das escolas, como merendeiras, inspetores, bibliotecária e secretárias – abordarão os desafios relacionados ao trabalho para fortalecer as atividades integradas no cotidiano escolar.

GALERIA DE IMAGENS