Deficiência visual é tema de curso em Apucarana 03/09/2013 - 17:20

O Núcleo Regional da Educação de Apucarana, em parceria com a Faculdade de Apucarana (FAP), promoveu, na semana passada, curso de capacitação para os professores do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência visual (cegos e com baixa visão) matriculados nas escolas públicas, nos Centros de Atendimento Especializado na Área de Deficiência Visual (Caedv) e nas salas de recursos multifuncionais. Cerca de 50 professores das redes estadual e municipal, e instituições conveniadas estiveram presentes no evento.

O curso é uma ação da regional para contribuir na melhorar da qualidade do processo ensino e de aprendizagem nesses espaços. Entre os temas abordados no evento estiveram noções básicas de Braille, sorobã, orientação e mobilidade e encaminhamentos pedagógicos para o trabalho na área visual. “A aprendizagem construída auxiliam em nosso trabalho, pois as dificuldades aparecem e precisamos muito compartilhar conhecimentos para melhorar a prática pedagógica”, comentou a coordenadora da educação especial da rede municipal de Apucarana, Angela Regina Martins.

Já Sandra Mara Peralta, professora do Caedv – Colégio Estadual Marquês de Caravelas, em Arapongas, relatou que o evento ajuda a acolher os alunos cegos ou com baixa visão nas escolas. “É muito importante que haja esses cursos para conscientização dos professores, principalmente, os do ensino regular”.

“As capacitações devem continuar a serem realizadas, pois ajudam muito em nosso trabalho junto aos alunos cegos e com baixa visão”, afirmou a diretora Cecília de Oliveira, da Escola de Educação Básica na Modalidade Especial Dr. Oswaldo Garcia, em Rio Bom.

O curso contou com a participação especial de Evaldo Frederico Hermany, cego que reside em Curitiba, criador do recurso pedagógico “Gira Braille”.

GALERIA DE IMAGENS