Departamento da Diversidade avalia a Conferência de Educação Indígena 05/05/2009 - 15:25
O chefe do Departamento da Diversidade da Secretaria da Educação (Seed) Wagner Roberto do Amaral destaca que realização da etapa regional Sul da Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei) em Faxinal do Céu foi uma oportunidade para a discussão em torno da questão étnico-territorial para os representantes indígenas.“Pela primeira vez, os indígenas dos estados participantes se encontraram como nação para debater com o poder público seus interesses”, comentou. Alguns povos possuem terras indígenas em estados diferentes.
A etapa regional da Coneei também resultou em duas propostas importantes. A primeira foi em relação às necessidades imediatas dos povos indígenas a respeito da infraestrutura da rede física das escolas e a contratação de professores indígenas. A segunda foi a concretização do documento que será discutido na Conferência Nacional, considerando os eixos temáticos: educação escolar, territorialidade e autonomia dos povos indígenas; práticas pedagógicas indígenas; políticas, gestão e financiamento da educação; participação e controle social; diretrizes para a educação escolar indígena.
Amaral ressaltou que a educação paranaense tem apresentado várias ações em relação à educação indígena. “O Paraná tem uma avaliação positiva das políticas desenvolvidas fundamentalmente por causa da estadualização das escolas indígenas”, explicou. Na educação indígena paranaense destacam-se: a elaboração de uma política específica na formação de professores; a implantação de cursos profissionalizantes nas terras indígenas; a criação de material didático de apoio próprio; a definição de plano de carreira para professores indígenas; ampliação e construção de escolas indígenas e o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares da Educação Indígena.
O Paraná foi sede da etapa regional sul ocorrida no Centro de Capacitação Faxinal do Céu, no município de Pinhão. Durante uma semana, cerca de 200 representantes dos povos indígenas e delegados de instituições atuantes junto à educação escolar indígena discutiram temas que envolvem cinco eixos temáticos: educação escolar, territorialidade e autonomia dos povos indígenas; práticas pedagógicas indígenas; políticas, gestão e financiamento da educação; participação e controle social; diretrizes para a educação escolar indígena.
Além disso, como deliberação da Conferência, foram eleitos os delegados para representar os cinco estados da etapa Sul (Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), 31 delegados indígenas das nações Caingangues, Charrua, Guarani, Krenak, Tupi e Xetá, e nove ligados às instituições. A 1º Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena será realizada em setembro, em Brasília. O centro do debate é a gestão territorial e afirmação cultural.
A etapa regional da Coneei também resultou em duas propostas importantes. A primeira foi em relação às necessidades imediatas dos povos indígenas a respeito da infraestrutura da rede física das escolas e a contratação de professores indígenas. A segunda foi a concretização do documento que será discutido na Conferência Nacional, considerando os eixos temáticos: educação escolar, territorialidade e autonomia dos povos indígenas; práticas pedagógicas indígenas; políticas, gestão e financiamento da educação; participação e controle social; diretrizes para a educação escolar indígena.
Amaral ressaltou que a educação paranaense tem apresentado várias ações em relação à educação indígena. “O Paraná tem uma avaliação positiva das políticas desenvolvidas fundamentalmente por causa da estadualização das escolas indígenas”, explicou. Na educação indígena paranaense destacam-se: a elaboração de uma política específica na formação de professores; a implantação de cursos profissionalizantes nas terras indígenas; a criação de material didático de apoio próprio; a definição de plano de carreira para professores indígenas; ampliação e construção de escolas indígenas e o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares da Educação Indígena.
O Paraná foi sede da etapa regional sul ocorrida no Centro de Capacitação Faxinal do Céu, no município de Pinhão. Durante uma semana, cerca de 200 representantes dos povos indígenas e delegados de instituições atuantes junto à educação escolar indígena discutiram temas que envolvem cinco eixos temáticos: educação escolar, territorialidade e autonomia dos povos indígenas; práticas pedagógicas indígenas; políticas, gestão e financiamento da educação; participação e controle social; diretrizes para a educação escolar indígena.
Além disso, como deliberação da Conferência, foram eleitos os delegados para representar os cinco estados da etapa Sul (Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), 31 delegados indígenas das nações Caingangues, Charrua, Guarani, Krenak, Tupi e Xetá, e nove ligados às instituições. A 1º Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena será realizada em setembro, em Brasília. O centro do debate é a gestão territorial e afirmação cultural.