Departamento da Diversidade promove curso para alfabetizadores em Faxinal do Céu 07/05/2009 - 18:55

O Departamento da Diversidade (Dedi) promove a partir desta sexta-feira (8), no Centro de Formação Continuada de Faxinal do Céu, no município de Pinhão, o Curso de Formação Inicial em Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos. Com a participação de 700 pessoas, entre educadores alfabetizadores e coordenadores locais do Programa Paraná Alfabetizado dos Núcleos Regionais de Educação, o evento tem como objetivo promover a formação inicial em alfabetização e vai até segunda-feira (11).
Para a coordenadora Izabel Cordeiro Ribas Andrade, da Coordenação de Alfabetização do Dedi, o encontro é uma oportunidade para discutir ações metodológicas necessárias a esta modalidade de ensino. “Durante todo período das oficinas os educadores estarão refletindo e discutindo sobre os encaminhamentos teóricos e metodológicos do processo de alfabetização, no sentido da qualificação das ações do Programa Paraná Alfabetizado”, explica.
O encontro determina as práticas de atuação para este ano nas políticas públicas da Secretaria da Educação, atendendo às especificidades da população atendida pelo Paraná Alfabetizado. Por isso, o curso possibilita aos educadores subsídios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de práticas qualificadas e coerentes para atender a estes educandos.
Durante os oito meses de ação do Paraná Alfabetizado, a Secretaria da Educação, por meio da Coordenação de Alfabetização, promove dois encontros no Centro de Formação Continuada de Faxinal do Céu com carga horária de 32 horas. Além disso, existe a formação continuada desenvolvida nos municípios em que os educadores atuam, que pode ser  em duas horas semanais ou em quatro horas quinzenais.
A coordenadora ainda ressalta que haverá outros encontros para os educadores alfabetizadores de formação continuada. “Durante o ano de 2009 os educadores terão ainda outras possibilidades como, por exemplo, a Oficina de Formação de Coordenadores Locais, as Oficinas Descentralizadas de Formação para Coordenadores Locais e Alfabetizadores dentre outros”, explica.