Desafio de Robótica mostra habilidades de alunos 29/05/2014 - 08:27

Drones com vôos controlados por rádio e robôs andando em trilhos e cordas marcaram o Primeiro Desafio de Robótica, realizado nesta quarta-feira (28) pelo Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, em Cascavel, na região Oeste do Estado.

Os equipamentos controlados pelos alunos tiveram que vencer obstáculos como passar por três círculos suspensos. Nas cordas, os robôs percorriam 20 metros sem cair. Em todas as competições vencia quem fizesse os trajetos em menor tempo. “É uma oportunidade para colocarmos em prática aquilo que aprendemos e também para mostrarmos os nossos talentos para a comunidade”, disse o aluno Gabriel Rodrigues, 16 anos, do 2º ano do curso de Eletrônica, que pilotou um dos drones.

As equipes compostas por até quatro alunos apresentaram o resultado das atividades desenvolvidas em sala de aula com uma demonstração prática. Foram 35 trabalhos divididos nas modalidades de robô autônomo, seguidor de trilho, robô autônomo para corrida em cabo e circuito com drone controlado por rádio.

Além das apresentações, o evento também contou com uma Feira de Ciências em que os alunos apresentaram os cursos oferecidos pelo colégio e explicaram sobre os equipamentos eletrônicos usados nas aulas. “Nosso curso vai muito além de consertar um rádio ou uma televisão. É isso que queremos mostrar para a comunidade que visita o nosso colégio e participa do evento”, disse a aluna do 3º ano do curso de Eletrônica, Nathália Fioravanço Cândido Pedro, 17 anos.

O coordenador do curso de Eletrônica, um dos idealizadores do evento, Gelson Leandro Kaul, disse que o propósito do desafio é promover a interação entre os alunos e a troca de conhecimentos. “Os alunos e ex-alunos podem trocar informações para juntos construírem o conhecimento”, explicou Gelson.

GALERIA DE IMAGENS