Dia do Campo reúne mais de 400 participantes em Irati 04/09/2015 - 16:38

Mostra de trabalhos, palestras, oficinas, troca de experiências entre alunos e técnicos florestais e visitas da comunidade escolar. Foi assim a semana de atividades no Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Costa e Silva, em Irati, no Centro Sul do Estado, para comemorar o Dia do Campo – Cadeia Produtiva da Madeira. As atividades terminaram nesta sexta-feira (4) e contaram com a presença mais de 400 participantes entre alunos de escolas da região e profissionais da área ambiental.

O evento teve como objetivo apresentar a estrutura da escola para alunos do 9° ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas da região. “Eu fiquei impressionado com a estrutura da escola e como os alunos dominam os conteúdos”, revelou o aluno Carlos David Lemos, 14 anos, 9° ano, do Colégio Estadual Alcides Munhoz, em Imbituva, no Centro Sul.

As atividades também serviram para ressaltar a importância da preservação do meio ambiente e apresentar para a comunidade o resultado das atividades que são desenvolvidas na escola. “É tudo diferente aqui. O colégio é muito grande, tem muita cosia para ver e fazer”, conta o aluno Diovane Fernandes, 16 anos, 9° ano, do Colégio Afonso Alves de Camargo, em Rio Azul, também no Centro Sul.

O encontro também proporcionou a troca de experiência entre os alunos que estão matriculados em cursos técnicos de nível médio em floresta, segurança do trabalho e meio ambiente com profissionais que já atuam na área ambiental. “Essa troca de conhecimento com profissionais é muito importante porque motiva os alunos”, diz o coordenador do evento, Helison Girad.

REFERÊNCIA - O colégio, fundado em 1973, foi o primeiro da América Latina a oferecer o curso técnico em Floresta e se tornou referência no ensino florestal. Atualmente o colégio atende cerca de 400 alunos, sendo que 200 permanecem na escola em regime de internato.

Em 2014, o Governo do Paraná, em parceria com o Programa Brasil Profissionalizado, concluiu a construção de um novo alojamento feminino para atender com mais qualidade e conforto quem precisa permanecer na escola depois das aulas, devido à longa distância de casa.

O alojamento tem quartos com camas, armários individuais, sala de estudos com mesas, cadeiras e banheiro. O dormitório conta ainda com espaço multiuso para entretenimento e lazer dos alunos. Também foram construídas outras seis salas de aulas e duas salas pedagógicas. A ampliação do prédio recebeu R$ 1,4 milhão em investimentos.

GALERIA DE IMAGENS