Direitos humanos é tema de encontro com MEC 20/02/2017 - 10:20

A Secretaria de Estado da Educação recebeu na última quinta-feira (16), em Curitiba, uma comissão do Ministério da Educação (MEC). No encontro foi apresentado o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos que busca promover ações para combater a violência, o preconceito e a discriminação.

"Precisamos apoiar todas as iniciativas que venham a auxiliar a construção de uma sociedade mais justa. E, dessa forma, não há como separar a área da educação dos conceitos dos direitos humanos. Estão interligados e precisam caminhar juntos", comentou a superintendente da Educação Ines Carnieletto.

Ela ainda reforçou que a Secretaria da Educação irá disponibilizar a produção dos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Portal do MEC e que dará maior visibilidade às ações de educação em direitos humanos. "Temos um trabalho de qualidade já desenvolvido pelos professores no PDE que tem a linha de estudo voltada para a diversidade, currículo e afirmação dos direitos humanos que têm trazidos ótimos resultados nas escolas", completou.

A Secretaria da Educação tem o compromisso com a política de educação em direitos humanos e de promoção da diversidade, inclusive com a produção e disponibilização de material didático, realização de formação continuada e orientação pedagógica aos profissionais de educação.

PACTO - O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa conjunta do MEC e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior.

Aberto à adesão das instituições de educação superior e de entidades apoiadoras, o pacto busca superar a violência, o preconceito e a discriminação, além de promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos. "O diálogo com a educação básica é fundamental, pois as universidades desenvolvem pesquisas, materiais didáticos e projetos de extensão que estão voltados às instituições públicas de ensino", ressaltou a chefe do Departamento da Diversidade, Marise Ritzmann.

Outras informações sobre o pacto: educacaoemdireitoshumanos.mec.gov.br

GALERIA DE IMAGENS