Diretores aprovam a presença do PAD nas escolas 24/10/2013 - 12:50
Várias das 441 escolas do Paraná que participam do Plano de Ações Descentralizadas (PAD) já comemoram as boas mudanças que ele proporciona para a melhoria da qualidade da educação. Os gestores também destacam a presença constante das equipes dos Núcleos Regionais de Educação e o diálogo que o plano ofereceu para que sejam estabelecidas propostas de trabalho com foco no ensino e na aprendizagem.
O Colégio Estadual Professor Alberto Krause, em Almirante Tamandaré, tem cerca de 800 alunos matriculados. A evasão de alunos é a principal dificuldade da escola. Para mudar essa realidade, houve uma melhor aproximação entre a equipe pedagógica e os professores. Ainda foram realizadas conversas com os alunos para incentivá-los sobre os estudos. “De certa maneira o PAD está sendo um estímulo para nós. Tanto para os professores como para os alunos”, comentou a diretora Rosélia de Fátima Furquim.
Ela ainda disse que o PAD é um instrumento que teve bastante aceitação na escola. “Principalmente porque existe uma maior presença do Núcleo Regional. Isso nos deixa com mais segurança para conversarmos sobre as medidas que queremos tomar”, disse a diretora sobre as visitas quinzenais da equipe da regional.
Em Telêmaco Borba, a Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima está confiante em conseguir atingir a meta proposta pelo coletivo da escola – baixar a aprovação de alunos pelo conselho de classe de 19% do ano passado, para abaixo de 9% este ano. Para isso, ela conta com o apoio do PAD.
“O Núcleo tem acompanhado de perto. Estamos realizando as mudanças por etapas. É uma sequência. A nossa preocupação não é com notas ou índices, mas com a aprendizagem dos alunos. E isso requer mudanças de pensamentos para quebrarmos paradigmas”, ressaltou a diretora Zilda Caetano de Camargo Lima.
Para ela o plano não retira a autonomia das escolas. “O PAD deu um novo ânimo ao que fazemos. Há uma interação muito boa entre escola, Núcleo e Secretaria da Educação. Este ir e vir de informações, de sugestões e de soluções é muito importante”, comentou a diretora que espera que o plano tenha continuidade no próximo ano.
GRÊMIO ESTUDANTIL – No Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Japurá, o apoio ao PAD veio de toda a comunidade escolar. “Nas visitas feitas pela equipe do Núcleo Regional houve várias conversas com os professores, alunos e inclusive com os pais. A presença do Núcleo, de certa forma, mostra para as famílias que existe uma preocupação com a educação”, contou a diretora Arlene Francisca da Rocha.
A equipe do PAD também perguntou aos alunos do grêmio estudantil sobre as qualidades e fragilidades da escola e de que maneira eles contribuem para as melhorias de ensino da instituição. “Isso foi uma motivação a mais para o grêmio, que já é bem atuante. Um gestor não trabalha sozinho, é preciso somar forças”, afirmou a diretora.
Para a secretária geral do grêmio, a aluna Brenda Serenini Perina, o plano é uma oportunidade para melhorar o compromisso de todos que participam da escola. “O PAD é importante porque é para o aluno aprender. O papel do grêmio é manter a conversa entre alunos e professores para melhorar a escola”, disse.