Diretores argentinos visitam escolas e sede da Secretaria da Educação do Paraná 14/08/2025 - 15:06
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) recebeu nesta quinta-feira (14) um grupo de diretores de escolas secundárias da Argentina para conhecer de perto as políticas e práticas adotadas no Programa Paraná Integral. A visita faz parte do plano estratégico “Buenos Aires Aprende”, que promove a formação e o intercâmbio de experiências para aprimorar a gestão e a qualidade da educação em escolas de tempo integral.
Nesta semana, os visitantes conheceram nove instituições de Curitiba e Região Metropolitana que ofertam o ensino em tempo integral. Segundo Gilmara Weingärtner, chefe do Núcleo Formadores em Ação da Seed, a troca tem sido muito produtiva. “Estamos recebendo 100 diretores da Argentina que vieram conhecer especificamente as escolas em tempo integral. Eles ficaram encantados com a organização e, principalmente, com o protagonismo dos estudantes, que conduziram boa parte das apresentações. É gratificante ver o Paraná como referência e compartilhar experiências que podem inspirar novas práticas”, afirmou.
Entre os visitantes, Maria Virginia Garjón, diretora argentina, destacou a importância do modelo paranaense. “A experiência é muito boa, porque pudemos conhecer um projeto que começou a ser aplicado recentemente na Argentina. Vi escolas com alunos em situação de vulnerabilidade, para quem essa modalidade representa uma oportunidade de proteção e desenvolvimento. Me parece que a educação integral é o ideal”, avaliou.
Já Laura Estrópolo, reitora da Escola Técnica Manuel Belgrano, de Buenos Aires, ressaltou a riqueza das práticas observadas. “Levamos ideias como o aluno protagonista, as aulas temáticas e o vínculo próximo entre estudantes e professores. Queremos adaptar essas experiências ao programa Buenos Aires Aprende, para seguir oferecendo uma educação cada vez melhor aos nossos jovens”, disse.
A agenda desta quinta-feira incluiu atividades na sede da Seed-PR, com apresentações sobre projetos da secretaria e momentos para esclarecer dúvidas sobre a implementação do modelo integral. A iniciativa demonstra a importância da cooperação internacional como caminho para fortalecer a educação e promover novas oportunidades de aprendizagem.