Diretores assumem escolas estaduais 02/01/2012 - 18:40

Os diretores e diretores auxiliares indicados pelo processo de consulta às comunidades escolares de mais de 2 mil escolas da rede estadual de ensino assumiram os cargos nessa segunda-feira (02). Os representantes escolhidos têm um mandato de três anos nos cargos. A consulta foi realizada em novembro do ano passado, quando votaram professores e funcionários, responsáveis por aluno menor de 16 anos e alunos matriculados no ensino médio e no ensino profissional.

A consulta foi um exercício democrático realizado pela comunidade escolar. “O processo de consulta representa a participação de pais, alunos, professores, pedagogos e funcionários na decisão dos rumos da escola”, ressaltou Meroujy Cavet, superintendente da Educação da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Ainda segundo ela, este compromisso entre escola e sociedade deve ser constante para garantir a qualidade de ensino oferecida nas escolas públicas.

O principal papel do diretor é realizar práticas que estimulem a participação da comunidade escolar nas decisões e ações presentes no cotidiano escolar. “O diretor é um elemento norteador para conduzir a administração do espaço físico e pedagógico da escola. Ele precisa delegar poderes e não ditar as regras”, destacou Luiz Guilherme Affonso, diretor do Colégio Estadual Elza Scherner Moro, em São José dos Pinhais.

Cargos foram indicados pelo processo de consulta às comunidades escolares de mais de 2 mil escolas da rede estadual de ensino com mandato de três anos.

Foto: Giuliano Gomes/SEED

A Secretaria da Educação ainda realiza em março um curso de gestão para contribuir na formação dos diretores. “Trata-se de um curso de especialização no qual serão abordados temas que envolvem todos os aspectos necessários para que seja realizada uma gestão eficiente”, explicou Meroujy.

Em 36 escolas que não tiveram processo de consulta à comunidade escolar devido à ausência de candidatos serão indicados diretores pela Secretaria da Educação. Outros 41 estabelecimentos de ensino não participaram por serem instituição religiosa.

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