Diversidade é tema de curso para equipe multidisciplinar 22/09/2011 - 18:00

A equipe multidisciplinar do Colégio Estadual Godoy Moreira, no município de Godoy Moreira, participou de um curso sobre diversidade no início do mês. O evento mostrou como fazer um registro histórico adequado das contribuições das culturas africana, afrobrasileira e indígena para a cultura brasileira e como abordá-las em sala de aula. Mais de 25 pessoas participaram, entre professores da redes estadual e municipal de ensino.

O curso tratou sobre as religiões de origem africana presentes no Brasil, o preconceito etnicorracial e a imagem que está no imaginário popular sobre os indígenas. “Antes de trabalhar esses temas com os alunos, precisamos nos preparar. Nós devemos começar com o ensino e preparo dos professores para depois passarmos conhecimento para os alunos. Quando estão preparados para falar sobre o assunto, os professores ensinam melhor os alunos”, explicou Osmar Bergamim, professor de História do colégio, .

Saber como abordar a diversidade etnicorracial é necessário em todas as disciplinas. O professor de Matemática e de Ciências do colégio, Sovelth Cardoso, mencionou a origem das teorias matemáticas como exemplo. “Muitas das teorias foram criadas na Antiguidade e os grandes estudiosos da Matemática, por exemplo, são de origem árabe. Nós temos que saber de onde eles vieram, como foram influenciados, e passar essas informações para os alunos. Devemos valorizar essas culturas”, contou.

O curso é o sétimo encontro de uma série de dez que fazem parte da Formação Continuada dos professores do colégio. Os dez encontros somam 80 horas.

GALERIA DE IMAGENS