EJA abre inscrições para exames de conclusão de disciplinas e semestres
23/08/2021 - 09:48

A partir desta segunda-feira (23), estão abertas as inscrições para os exames estaduais de EJA (Educação de Jovens e Adultos) para o ensino fundamental II. As inscrições para o ensino médio abrem no dia 18 de outubro. Os exames serão realizados de maneira on-line, em computadores de instituições de ensino que ofertam EJA, e têm o objetivo de certificar a conclusão de matérias ou semestres. Para se inscrever, é preciso entrar em contato com uma das escolas da rede estadual que ofertam EJA — confira aqui a lista (atualizada).

As inscrições para o ensino fundamental seguem até 3 de setembro, e a prova será em outubro. Já as inscrições para ensino médio ficarão abertas de 18 a 29 de outubro, e as provas acontecerão em novembro e dezembro. É necessário ter 15 anos completos para fazer o exame do ensino fundamental II e 18 anos completos para o do ensino médio.

Exames — Os candidatos devem optar se realizarão a prova de um semestre (com 60 questões e 3h 30min de duração) ou se farão provas de uma ou mais disciplinas (com 1h 30min de duração e 15 questões para cada disciplina). O candidato responderá somente às questões referentes ao semestre ou à disciplina para as quais realizou a inscrição.

Será preciso, no dia da prova, levar um documento de identificação oficial com foto. Além disso, os estudantes que se inscreverem para Língua Portuguesa também deverão levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul escura, fabricada em material transparente, uma vez que deverão escrever uma redação.

Certificado de conclusão de ensino fundamental ou médio — O candidato aprovado em todos os semestres do nível de ensino (fundamental ou médio) poderá solicitar o certificado de conclusão em uma das instituições de ensino credenciadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) e autorizadas a emitir a certificação. É necessário levar o cartão-resposta impresso, formulário de requerimento impresso e preenchido, RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e uma cópia do relatório de notas (gabarito) dos Exames Estaduais de EJA On-line/2021.

O candidato poderá solicitar o aproveitamento de resultados anteriores obtidos em provas de Exames Estaduais de EJA on-line ou convencionais, em disciplinas cursadas nas instituições de ensino com regime de matrícula por disciplina (quando for o caso), pelos Exames para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja (Exterior, Nacional ou Pessoas Privadas de Liberdade – PPL) ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio – Enem/Enem PPL até 2016.

Mais informações podem ser obtidas no edital dos Exames Estaduais de EJA On-line/2021 ou diretamente nas instituições de ensino.

Acesse os conteúdos para os exames on-line 2021.

Últimas Notícias