Edital do PDE 2013 já está disponível para consulta 02/10/2012 - 07:40

Está disponível para consulta o edital do Processo Seletivo Interno para ingresso na Turma PDE 2013. O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) e instituições de Ensino Superior paranaenses.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 08 a 19 de outubro de 2012, até às 17 h. Foram disponibilizadas 2.000 vagas para os professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), do Nível II , classes 8, 9, 10 e 11.

Desde 2011, o processo de seleção ocorre sempre no ano anterior ao início da nova turma, o que permite tranquilidade ao início do ano letivo nas escolas. “O PDE destaca-se no cenário educacional brasileiro por representar a possibilidade de uma formação docente que procura ter a escola como objeto de estudo rompendo com a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática”, destacou Cassiano Roberto Nascimento Ogliari, coordenador estadual do PDE.

Algumas modificações foram contempladas no edital do processo como a ampliação de vagas na área de educação especial e pontuação pelo tempo serviço na rede pública estadual de ensino. “As mudanças ocorreram atendendo a demandas que surgiram dos próprios professores e que a SEED considerou legítimas e importantes para o avanço do programa e para a melhoria das escolas públicas paranaenses”, explicou Cassiano.

O Edital do Processo Seletivo Interno está disponível no endereço: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20. Clique no ícone Processo Seletivo Interno (Turma 2013).

PDE - O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é uma política de Estado de formação continuada de professores da rede pública de ensino do Paraná. No primeiro ano, o professor tem 100% de afastamento das atividades docentes para se dedicar aos estudos em instituição de ensino superior e elaborar projeto de intervenção pedagógica e material didático que será implementado na escola.

Já no segundo ano, o afastamento dos professores é de 25% para programar o material didático na escola e produzir o artigo final que retrate os limites e possibilidades de implementação. O Programa oferta formação em 13 disciplinas do currículo escolar e em educação profissional e formação de docentes, pedagogia, gestão escolar e educação especial.

GALERIA DE IMAGENS