Educação abre chamada pública para Agricultura Familiar 09/03/2017 - 15:54

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, inicia nessa sexta-feira (10) a Chamada Pública nº 001/2017 para seleção de cooperativas e associações da agricultura familiar, que irão fornecer alimentos da Agricultura Familiar direto do produtor às 2,1 mil escolas da rede estadual de ensino.

A seleção encerra no dia 30 deste mês, às 17 horas. Os agricultores familiares e/ou empreendedores familiares rurais vão atender semanalmente as escolas da rede estadual, com entregas diretamente nos estabelecimentos de ensino, localizados nos 399 municípios do estado. O investimento para aquisição dos alimentos é de R$ 40 milhões.

Para esse ano serão destinados R$ 100 milhões para aquisição dos alimentos para a merenda, que serve diariamente mais de um milhão de alunos. A lista de alimentos entregues anualmente as escolas estaduais contemplam mais de 150 itens divididos em três grupos: produtos não perecíveis, entregues entre quatro e cinco vezes por ano; alimentos congelados (carnes e peixes), entregues a cada 15 dias; e os alimentos da Agricultura Familiar, que são encaminhados semanalmente às escolas.

Podem participar da chamada pública cooperativas e associações de agricultores familiares detentoras de declaração de aptidão junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

AGRICULTURA FAMILIAR - Os produtos da Agricultura Familiar compreendem 12 grupos que incluem frutas, hortaliças e pinhão, legumes, tubérculos, temperos, leite, lácteos (iogurte e bebida láctea), panificados, carnes, sucos, complementos (geleia e doces), feijões e cereal. Os produtos são entregue toda semana direto nas escolas.

Confira aqui a chamada pública.

GALERIA DE IMAGENS