Educação ambiental é tema da Agenda 21 Escolar 25/11/2011 - 15:20
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizou nessa quinta-feira (24) o encontro Escola e Comunidade: integração para a sustentabilidade, com cerca de 120 convidados entre alunos, professores, funcionários e gestores locais de escolas municipais e estaduais. A base da discussão foi a Agenda 21 Local, que propõe um trabalho de preservação das bacias hidrográficas locais.
O encontro estimula a participação conjunta da escola com a comunidade para a preservação dos rios. “A sociedade precisa se mobilizar em conjunto. Isso começa dentro da escola, por meio da educação ambiental e se estende para todos os setores da sociedade,” explicou João Augusto Reque, técnico pedagógico da equipe de Educação Ambiental da SEED.
Pela manhã foi realizado um encontro para a mobilização, e no período da tarde os participantes realizaram uma visita de campo às bacias hidrográficas dos rios Uvu e Cascatinha. O objetivo é fazer uma simulação sobre os problemas ambientais observados em torno da escola.
Os resultados são discutidos em sala de aula com os alunos, para promover ações de preservação das bacias. “É importante que haja essa ponte entre o diagnóstico feito nos rios locais com as escolas em torno dessas bacias”, ressaltou a educadora ambiental de Curitiba, Samira El Ghoz Leme.
Para Giovane Simionato, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Pinheiros, esse tipo de evento serve para alertar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente. “Temos que levar essa conscientização para o nosso dia a dia, para o nosso modo de vida”, disse.
O evento é uma parceria da SEED, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Rotary Clube - Santa Felicidade, projeto Águas do Amanhã, Serviço Social da Indústria (SESI), Associação Comercial e Industrial de Santa Fé (ACISF), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Sanepar, entre outras instituições.