Educação cigana e cultura afro-brasileira são discutidas 24/09/2013 - 16:34

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento da Diversidade, promove o 1º Seminário Estadual de Educação Escolar Cigana e a 7ª edição da Primavera dos Museus, com a temática Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira. Os encontros começaram nesta terça-feira (24) e seguem até sexta-feira (27), em Curitiba.

Durante três dias, profissionais da educação, membros de associações e movimentos ciganos estarão reunidos na Fundação Cultural de Curitiba para discutir a construção da Proposta Pedagógica de alfabetização para ciganos.

A promoção desse evento é importante para conscientizar sobre a identidade e a formação cultural dos alunos, que devem ser respeitadas. “Antes do currículo, é necessário pensar nos sujeitos que compõem a diversidade”, afirmou Marli Peron, chefe do Departamento da Diversidade.

A cultura afro-brasileira também é tema de encontro. Na manhã desta terça-feira (24) foram proferidas palestras sobre a presença negra no Paraná, as comunidades quilombolas e o papel da mulher negra na comunidade durante a 7ª edição da Primavera dos Museus, realizado no Museu Paranaense.

Ao todo, foram mapeadas 90 comunidades de remanescentes de quilombos no Estado. “É necessário dar visibilidade a um grupo étnico silenciado na história do Paraná, a população negra”, comentou Clemilda Santiago Neto, representante da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade.

O evento pretende enfatizar aspectos que contribuam com a memória da cultura afro-brasileira e promover o museu como ambiente de ensino e preservação sociocultural.

GALERIA DE IMAGENS