Educação do campo foi tema de curso em Faxinal do Céu 29/10/2010 - 17:50

Terminou, nesta sexta-feira (29), a 4ª etapa de formação do Curso de Especialização em Educação do Campo “Projovem Campo – Saberes da Terra”, realizado no Centro de Formação Continuada de Faxinal do Céu, município de Pinhão. Durante cinco dias, cerca de 200 educadores estiveram reunidos com o objetivo de discutir temas ligados a essa modalidade de ensino, ministrada pelo Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado da Educação (SEED).
Segundo Wagner Roberto do Amaral, chefe do Departamento da Diversidade (DEDI), o programa é uma experiência singular na história da educação paranaense porque oportuniza a educação de jovens e adultos articulada à qualificação profissional. “Além de finalizarem o ensino fundamental, os estudantes receberão o certificado como agentes de desenvolvimento do campo”.
Os professores e técnicos agrícolas envolvidos no programa também serão certificados com o título de especialistas em educação do campo pela UFPR Setor Litoral. “Queremos que esse curso se torne oferta permanente nos CEEBJAs e nas demais escolas estaduais de EJA, tendo já a autorização do Conselho Estadual de Educação para isso. Certamente afirmará a possibilidade da juventude do campo permanecer em suas propriedades, fortalecendo a agricultura familiar". O programa é desenvolvido pela SEED e é uma ação coordenada pelo DEDI em parceria com o Departamento de Educação e Trabalho (DET).
As discussões promovem uma nova proposta pedagógica entre os conhecimentos científico e o da sociedade do campo. “O programa tem acontecido dentro de uma perspectiva de construção e valorização dos sujeitos visando à soberania do camponês e traz uma proposta pedagógica que integra o conhecimento cientifico produzido ao longo da história e o conhecimento produzido nas relações culturais e sociais do cotidiano”, explicou o coordenador da Educação do Campo, Vitor de Moraes.
O evento é um símbolo do compromisso do Governo do Estado em relação à educação do campo. “Esse encontro marca a caminhada realizada pelo Estado do Paraná na Educação do Campo e mostra como a Formação Continuada é um processo que faz a diferença nas escolas do campo”, apontou a professora Silvana Cassia Hoeller, da UFPR Setor Litoral.
O currículo é um dos temas discutidos no curso. “Pensar num currículo que contemple seus sujeitos é uma preocupação e também um compromisso dos educadores das escolas do campo”, afirmou Madalena Suchecki, coordenadora da Educação do Campo no Núcleo Regional de Educação de Cascavel. “Um currículo escolar unificado e urbanizado que não dá visibilidade aos diferentes sujeitos da nossa história, não é a ênfase desse nosso curso”.
O conhecimento do educando do campo, relacionado com o conhecimento cientifico, promove mudanças na maneira de ver, compreender e dar novos significados à sociedade em que vive. “O curso oportuniza, não somente a nós educadores, como também a todos os educandos do programa, uma práxis humanizadora e emancipatória, pois os temas abordados nos mobilizam pedagogicamente para uma revisão do currículo escolar da escola do campo”, comentou Marcelo de Conti, professor tecnólogo em Administração Rural da Escola Estadual Esquina Gaúcha, em Pérola D' Oeste.
Fernanda Meurer atua na mesma escola, como professora da área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e é coordenadora de turma. Para ela, os temas abordados são de grande relevância e se refletem nas práticas pedagógicas em sala de aula. “O curso possibilita, além da reflexão dos conceitos e bibliografias, subsídios para aprofundarmos o nosso trabalho docente, enquanto sujeitos integrantes na história das lutas e conquistas dos direitos do campo”.
Nessa etapa, estão sendo desenvolvidas temáticas ligadas à educação e à questão agrária, metodologias de pesquisa, organização do trabalho pedagógico, sistemas de produção e agricultura familiar. As oficinas são ministradas e mediadas por professores das UFPR Setor Litoral e Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste). Os educadores participantes atuam em escolas do campo nos Núcleos Regionais de Educação de Cascavel, Área Metropolitana Norte, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Paranaguá, Pitanga, Pato Branco, Telêmaco Borba, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.

Webconferência - Aconteceu hoje, às 14 horas, uma webconferência organizada pelo Departamento da Diversidade (Dedi) e a Coordenação da Educação no Campo. Participaram da reunião as chefias dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), as coordenações da Educação do Campo dos respectivos núcleos e diretores das escolas estaduais do campo. O tema discutido foi “Orientações sobre a identidade e organização das escolas públicas do campo”. O objetivo foi divulgar o parecer 1011/10 do Conselho Estadual de Educação (CEE), de 06/10/2010, e orientar as equipes dos NREs que possuem coordenações e escolas do campo.