Educação especial participa de atividades lúdicas 27/08/2012 - 20:30
A convite da Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein), estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), participaram nessa segunda-feira (27), de atividades interativas sobre educação no trânsito, na Praça Oswaldo Cruz, em Curitiba.
Até esta terça-feira (28), cerca de 500 alunos das Escolas de Educação Especial Estimulação e Desenvolvimento, Luan Muller, Lucy Requião, Agrícola Henriette Morineau, Integração e Treinamento Adulto e Terapêutica Vivenda participam das atividades que estimulam o respeito ao próximo e a inclusão social.
Após assistirem a uma apresentação de teatro sobre noções de cidadania e meio ambiente, os alunos andaram de bicicletas e carrinhos numa pequena pista e receberam orientações sobre assuntos relacionados a placas, faixas, segurança do condutor e o uso do cinto. “Assim que chegar em casa, vou contar para os meus pais sobre os perigos de falar no celular enquanto dirigem”, afirmou a aluna Jussara Kaiut, 16 anos.
Pela primeira vez no Paraná, o Programa na Pista Certa é uma iniciativa privada, que possui métodos pedagógicos diferenciados, onde os visitantes realizam tarefas lúdicas e inovadoras, que simula o cotidiano das vias de trânsito da cidade. A ideia é ensinar valores e comportamentos importantes, como o respeito à sinalização e às normas de trânsito.