Educação fará atividade diagnóstica em toda Rede Estadual em junho
28/04/2021 - 12:20

A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) vai realizar no dia 9 de junho a Atividade Paraná, uma prova para avaliar o aprendizado dos estudantes da Rede Estadual de Ensino durante o período da pandemia. A atividade vai substituir temporariamente a Prova Paraná, que teve sua última edição feita em fevereiro de 2020.

A atividade diagnóstica será aplicada para todos os alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de forma on-line e impressa. Para fazer a prova on-line, bastará o estudante logar no Google Classroom através do aplicativo Aula Paraná e abrir o link disponível, que irá direcioná-lo para a plataforma na qual será aplicada a avaliação, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

A prova terá duração de 2h 30min e será composta por 44 questões de Língua Portuguesa e Matemática para o 6º ano e 52 questões para as demais séries. Neste dia não haverá aula remotas dos professores pelo Google Meet e cada escola irá orientar seus alunos sobre o horário da avaliação, que poderá ser feita das 8h às 21h 30min.

Já quem precisar realizar a prova impressa, será preciso retirá-la na própria instituição de ensino no dia 9/06 e posteriormente devolvê-la até a sexta-feira da respectiva semana. Na semana específica da avaliação, não irá ocorrer a retirada do kit pedagógico impresso.

Segundo o diretor de Educação da Seed-PR, Roni Miranda, a avaliação não terá ranking, mas servirá para mensurar o desempenho e as principais dificuldades neste período de aulas remotas. "Aplicar as atividades é fundamental para que a escola, o professor e a própria Secretaria possam observar como está a aprendizagem dos estudantes nesse momento remoto, seja pelas aulas on-line ou material impresso. É fundamental para traçar um planejamento tanto para 2021, quanto para 2022 e 2023, por isso é importante que os estudantes participem”, explica.

Prova Paraná - Instrumento de planejamento pedagógico para chegar com maior precisão aos conhecimentos que não foram desenvolvidos pelos estudantes e em qual etapa do processo de aprendizagem, a Prova Paraná foi criada há dois anos e teve três edições em 2019, além do Prova Paraná Mais, avaliação externa de aplicação anual que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica Paranaense (SAEP).

Em 2020, foi aplicada apenas a primeira de três edições previstas, em fevereiro, e abrangeu todas as escolas estaduais, além de escolas de 398 municípios que aderiram ao programa, envolvendo mais de 1,2 milhão de alunos em todo o estado, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. As edições canceladas devido à pandemia previam mais disciplinas a serem diagnosticadas (de Ciências Humanas e da Natureza), o que deve ocorrer quando a Prova Paraná for retomada, bem como a participação de escolas municipais, que não fazem parte da Atividade Paraná 2021.

Últimas Notícias