Educação faz escuta com diretores e tira dúvidas sobre Novo Ensino Médio 15/09/2021 - 11:39

Entre os meses de agosto e setembro, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) realizou reuniões com diretores dos 1.697 colégios estaduais que ofertam ensino médio no Paraná. O objetivo era tirar dúvidas que as comunidades escolares de cada região tinham a respeito da implementação do Novo Ensino Médio, além de entender quais são os maiores desafios.

“Nós debatemos bastante, durante todo esse tempo, falando sobre como é o ensino médio hoje e como será a partir de 2022. Conversamos sobre a carga horária, sobre como será a organização, começando pelos primeiros anos, e sobre os componentes curriculares”, relata Paulo Bonfim, diretor do Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva, em Cornélio Procópio. “Com certeza, será um ótimo projeto, proporcionando protagonismo aos estudantes.”

O professor Roberson Miranda, do Colégio Estadual Cívico-Militar Vereador Luiz Zanchim, de Sarandi, foi outro docente que participou dos encontros. “Os professores se sentiram tranquilizados ao saber que a oferta de aulas aumentará. Esse foi um ponto bastante esclarecedor”, afirma o professor. “Outra questão salientada foi a luta para diminuir o abandono escolar no ensino médio”, acrescenta.

Já a diretora Cléria Cristina Neves de Oliveira, do Colégio Estadual Machado de Assis de Barbosa Ferraz, destacou a importância dos esclarecimentos a respeito dos componentes curriculares e da carga horária. "Nós, aqui do colégio, participamos do programa Paraná Integral, então, não teremos aumento da carga horária, pois a nossa hoje já é estendida. Mas teremos, claro, mudança no que diz respeito aos itinerários formativos, oferecendo uma proposta curricular diferente. Então, para nós, foi muito importante entender tudo isso", afirma.

Série sobre Novo Ensino Médio Paranaense — A Seed-PR está produzindo uma série de matérias sobre o Novo Ensino Médio Paranaense. Já foram publicadas uma matéria de apresentação do novo modelo, uma sobre os itinerários formativos e outra sobre o componente curricular Projeto de Vida. Acompanhe o site e redes sociais da Seed-PR para saber mais informações sobre o Novo Ensino Médio.