Educação forma conselheiros tutelares para uso do Sistema da Rede de Proteção 17/04/2018 - 10:40

Cerca de 140 conselheiros tutelares dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral participaram no início do mês do curso de formação sobre o Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) ofertado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenação de Gestão Escolar (CGE). As informações inseridas no sistema permitem o acompanhamento dos trabalhos relacionados ao Programa de Combate ao Abandono Escolar.

A formação é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação com a Associação dos Conselheiros Tutelares do Leste do Paraná como parte da agenda de implantação do sistema SERP. “Somente um trabalho colaborativo entre e educação e Conselho Tutelar no contexto de articulação de rede será possível avançar na construção de uma educação de qualidade e garantir o direito à educação dos nossos estudantes”, disse a coordenadora de Gestão Escolar, Neide Célia Perfeito.

A rede de proteção é formada por profissionais que atuam na área da educação, saúde, assistência social, conselho tutelar e representantes da sociedade civil e tem como objetivo definir ações para garantir o direito à educação.

ESCOLAS – Em junho do ano passado os técnicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação receberam a formação. Em setembro os servidores dos núcleos começaram a repassar as informações às pedagogas das escolas da rede estadual. Cada núcleo de educação elaborou um cronograma própria para aplicação da formação para uso do sistema.

Os NRE também estão organizando encontros com a Rede de Proteção nos municípios para apresentar o sistema e as ações integradas no combate ao abandono escolar. “Nessa perspectiva, a Coordenação de Gestão Escolar vem ressaltando a importância da participação da escola nas reuniões periódicas da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente”, frisou Neide.

GALERIA DE IMAGENS