Educação homenageia escolas de sete regionais com melhores notas no Ideb 22/01/2019 - 17:00

As escolas estaduais com as melhores notas e maior crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das regiões Sudoeste, Oeste, Centro e Centro-Sul foram homenageadas nessa terça-feira (22), pela Secretaria de Estado da Educação na abertua do Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019, realizado em Pinhão, no Centro-Sul do Estado.

Segundo o secretario estadual da Educação, Renato Feder, a premiação tem como objetivo valorizar as escolas que apresentaram os melhores resultados no Ideb. “Nós queremos destacar essas escolas para motivar os diretores e professores, reconhecendo os bons exemplos e o trabalho que essas escolas vêm desenvolvendo”, disse Feder.

O superintendente da Educação, Raph Gomes Alves, ressaltou que o reconhecimento público das escolas com os melhores indicativos serve como estímulo para toda a rede. “Nós temos muitas escolas com bons resultados, e identificar essas escolas e as práticas que estão desenvolvendo é importante para compartilhar e incentivar as demais a superarem seus desafios”.

RECONHECIMENTO - Para Iolanda Prudente, diretora do Colégio Estadual Ulysses Guimarães, de Foz do Iguaçu, a premiação é fundamental para motivar os diretores na gestão das escolas estaduais. “Há muito tempo nós esperávamos esse reconhecimento porque é um mérito não só da equipe diretiva, mas de toda a comunidade escolar. Esse reconhecimento é fundamental para o nosso trabalho”, disse Iolanda.

O Ulysses Guimarães tem 1,7 mil alunos e conseguiu alcançar a maior média do IDEB (6,7) no Ensino Fundamental do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Segundo Iolanda, o bom resultado no processo de aprendizado é resultado do trabalho em equipe. “O segredo é ter uma equipe focada e alinhada com uma proposta pedagógica bem definida e o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade”, contou.

O Colégio Estadual do Campo Maralucia, em Medianeira, possui a maior média (5,7) no Ensino Médio entre as escolas selecionadas das quatro regiões. A diretora Leni Fernandes Hammes, que já vai completar oito anos à frente da gestão do colégio, também atribuí o resultado ao trabalho de toda a comunidade escolar, incluindo pais, alunos e professores.

Entre as práticas implementadas, Leni destaca a reunião que acontece no início de cada ano letivo com todos os professores para elaborar os planos de ação e definir projetos que atendam à realidade dos alunos e da comunidade. “É um trabalho feito com paixão que exige muita dedicação e envolvimento”, disse.

FOCO NO ALUNO - Quando a diretora Jucemara Demeneck Martendal assumiu a direção do Colégio Estadual Belo Horizonte, também em Medianeira, ela traçou duas metas prioritárias para mudar a realidade da escola: reorganizar o espaço escolar para acolher os alunos e implementar ações pedagógicas para reforçar a identificação dos estudantes com a escola.

“O nosso foco sempre foi os alunos. Organizamos a escola para que os alunos se sintam acolhidos e tenham vontade de estar lá. Também elaboramos o planejamento pedagógico direcionado para motivar os estudantes. Com isso eles têm mais vontade de estudar, refletindo na nota do Ideb”, avaliou.

O Colégio Estadual Belo Horizonte obteve o maior crescimento no Ideb (1,6) entre 2015 e 2017. “Ter esse reconhecimento público do nosso trabalho é uma grande satisfação e um sinal de que estamos no caminho certo", disse a diretora.

GALERIA DE IMAGENS