Educação no campo em debate na rede estadual do Paraná 12/11/2013 - 12:02

Cerca de 150 profissionais entre professores e funcionários trabalham nos Colégios Agrícolas da Lapa e Lysímaco Ferreira da Costa, participaram nessa segunda-feira (11), em Rio Negro, do segundo encontro de Formação em Ação. O curso faz parte de uma programação com encontros em todos os Núcleos Regionais que oferecem educação no campo.

Nesta etapa o encontro foi organizado pelo Núcleo Regional de Educação Área Sul e teve duração de 16 horas divididas em duas etapas que serviram como progressão de carreira para os participantes. Em junho, ocorreu uma etapa na Lapa. “São discussões especificas sobre os problemas e dificuldades que encontramos diariamente. Mas também debatemos soluções”, diz a pedagoga Isabela Cristina Ripka.

Os profissionais debateram a matriz e estágio curricular, gerenciamento das unidades didáticas produtivas, administração rural, alimentação escolar e o sistema de internato. “Trabalhamos com questões da nossa realidade, que é diferente das demais escolas”, conta a funcionária Maria Lúcia Lopata Hellinger do Colégio Lysímaco Ferreira da Costa.

Os dois colégios atendem aproximadamente 600 alunos do ensino médio e técnico. São filhos de pequenos agricultores da região que tem a oportunidade de concluir o ensino médio junto com a formação técnica gratuita. No Paraná, mais de 4.400 alunos estão matriculados em 18 colégios agrícolas e um florestal no Paraná. Desses, cerca de 2.5000 estudam em regime de internato.

GALERIA DE IMAGENS