Educação promove II Encontro Paranaense de Jovens Protagonistas 2023 18/10/2023 - 14:51

Entre os dias 17 e 19 de outubro, Foz do Iguaçu será palco do II Encontro Paranaense de Jovens Protagonistas, evento que reúne estudantes, professores e técnicos pedagógicos da educação integral da rede estadual de ensino do Paraná para discutir e promover o protagonismo juvenil no processo educativo.

O evento, organizado pela Coordenação e Equipe da Educação Integral da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), em parceria com o Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e Equipe Traços, tem como objetivo estimular os estudantes a participarem como agentes ativos de transformação em suas vidas e na sociedade, por meio dos estudos.

Com cerca de 180 participantes (incluindo 99 estudantes da rede estadual de educação do Paraná), o encontro busca criar um ambiente propício para o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Durante três dias, os participantes terão acesso a formações específicas em salas separadas, visando não somente aprimorar suas habilidades individuais, mas também prepararem-se para replicar os conhecimentos junto a outros jovens.

Os responsáveis pelo encontro ressaltam a importância de envolver não apenas os estudantes, mas também os professores protagonistas, destacando a formação destes como parceiros dos Núcleos Regionais de Educação (NREs). “A ideia é criar uma rede de multiplicadores que possam disseminar o protagonismo e a responsabilidade entre seus pares, contribuindo para uma educação mais participativa e engajada no Paraná”, reforça Roni Miranda

Vale ressaltar que o encontro presencial dá sequência a uma série de encontros online que ocorrem mensalmente com 506 estudantes de diversas escolas do estado. “Embora nem todos os jovens que participam pudessem estar aqui presencialmente, a escolha de três alunos por núcleo, garante que o conhecimento adquirido seja levado de volta para suas comunidades escolares”, pondera Anderfabio Oliveira Dos Santos.

Além da participação dos alunos da rede, o evento contará também com a presença de três jovens porta-vozes, selecionados pelo Instituto Natura, que desempenham papel fundamental na formação de outros jovens em âmbito nacional. “A participação de estudantes de fora do estado não só enriquece a diversidade de perspectivas no evento, mas também destaca a importância de uma abordagem colaborativa para a promoção do protagonismo juvenil, reforçando que a transformação na educação é uma jornada que transcende fronteiras locais e se torna uma inspiração para jovens de todo o país”, finaliza Miranda.