Educação recebe visita de representante de prefeitura municipal japonesa 20/09/2019 - 15:20

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) recebeu, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), a visita de Yusuke Natsume, supervisor do Conselho de Educação da cidade de Toyohashi, no Japão. Natsume veio ao Brasil com o objetivo de compreender melhor como funciona o sistema educacional público do País, já que a cidade onde vive e trabalha é destino de muitos imigrantes e o governo local está empenhado em estreitar laços com os brasileiros.

Durante sua passagem pelo Paraná, Natsume conheceu, em visita ao Colégio Estadual Arnaldo Busato, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), o Programa Escola Segura.

O japonês elogiou a iniciativa e disse acreditar que o projeto traz benefícios para alunos, professores e comunidade. Pelo fato de o país estar inserido em uma realidade diferente da brasileira, o Japão não conta com nenhum programa similar. Em compensação, lá os alunos recebem, desde os primeiros anos de vida escolar, treinamentos em relação a desastres naturais, como terremotos e incêndios.

Natsume também achou interessante o fato de a Seed e as escolas estaduais do Paraná contarem com redes sociais e portais próprios, a fim de aproximar as instituições de ensino da comunidade. Segundo ele, por mais que o Japão seja um país extremamente tecnológico, a prática não é comum.

VISITA – Na visita ao Colégio Estadual Arnaldo Busato, Natsume foi recebido pela diretora da instituição, Claudia Bortoletto. Ele conheceu as instalações do colégio, conversou em inglês com alguns alunos do 6° ano da escola e pediu para conhecer a cozinha, atraído pelo cheirinho do café da tarde que era preparado para recebê-lo.

“Yusuke-San” fez muitas fotografias, em especial das araucárias que encontrou pelo caminho, e ficou surpreso com a quantidade de jovens brasileiros que se interessam pela língua japonesa, muito por conta da influência dos animes e mangás. Ele também respondeu a perguntas e esclareceu curiosidades da equipe da escola a respeito do sistema educacional japonês. Ao fim da visita, recebeu como presente um desenho da fachada da escola feito por um aluno.

GALERIA DE IMAGENS