Embaixada americana seleciona professor para imersão 24/07/2017 - 16:40
O professor de Língua Inglesa Jean Paulo Xavier, do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Morozowski, do município de Paranaguá (Litoral do Estado), foi um dos 35 selecionados no Brasil para participar de um programa de desenvolvimento profissional realizado de 23 a 26 de julho, na cidade de São Roque, em São Paulo.
A oferta da formação é uma parceria entre o Centro Binacional - Casa Thomas Jefferson, a Associação Alumni e a Embaixada Americana no Brasil. No curso, os professores aprenderão a utilizar a versão mais recente do Public School Teacher Development Program - PSTDP.
ILEP - O aprimoramento profissional e a troca de experiências entre os participantes poderão ser compartilhados com os demais professores da rede estadual em ações pedagógicas, como já ocorreu em 2016, quando o professor Jean participou do International Leaders in Education Program (ILEP). O Programa Líderes Internacionais em Educação (na tradução) é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece a oportunidade de professores de inglês de diversas partes do mundo participarem de cursos de aperfeiçoamento nos Estados Unidos, durante cinco meses.
No intercâmbio, os professores tiveram aulas de metodologias do ensino da língua inglesa, currículo, plano de aula e novas tecnologias educacionais. Eles também participaram de estágio em escolas da rede pública americana. “Essa experiência contribuiu para aperfeiçoar o conhecimento na língua, a inserção na cultura americana e a troca de experiência e técnicas de ensino”, contou o professor Jean.
O professor estagiou em escolas do estado do Arizona e teve a oportunidade de trabalhar com temas relacionados à história do Brasil, do Paraná e do litoral paranaense. “Além das aulas teóricas, o estágio nos proporcionou conhecimentos práticos, pois observamos as técnicas e metodologia de ensino que são adotadas”, disse.
Em agosto do ano passado, Jean ministrou a oficina de formação continuada “Managing Classroom Time Effectively” aos professores da rede pública estadual, abordando a importância da organização do tempo no planejamento das aulas, como resultado da formação da qual participou.