Encontro da CGE discute currículo e função social da escola pública 02/04/2009 - 15:18

A Secretaria da Educação (Seed), por meio da Coordenação de Gestão Escolar (CGE), pertencente à Diretoria de Políticas e Programas Educacionais (DPPE), realiza de quarta-feira (1) a sexta-feira (3), em Curitiba, o I Encontro CGE/NRE.  O objetivo do evento, que segue um dos princípios da política pública de educação, é promover a formação continuada dos técnicos pedagógicos, cerca 160 educadores. Assim, ocorrem discussões que abordam as teorias sobre currículo e a função social da escola pública.
Segundo a superintendente de Educação, Alayde Maria Pinto Digiovanni,, essa formação, que ocorre deste o primeiro mandato do governador Roberto Requião, trouxe um acúmulo de conhecimento aos técnicos pedagógicos. "Trouxemos profissionais renomados para desenvolver as atividades com as equipes pedagógicas, proporcionando um melhor trabalho dos pedagogos nas escolas", disse Digiovanni.
Para Elisane Fank, coordenadora de Gestão Escolar do DPPE, os participante têm a responsabilidade de repassar os conteúdos adquiridos a todos os pedagogos da rede de ensino estadual. "O encontro prepara e fundamenta os técnicos pedagógicos dos núcleos regionais para que possam instrumentalizar os pedagogos das escolas", afirmou. Desta forma, a jornada tem como objetivo ações que se refletem nas práticas pedagógicas.
Outra questão importante foi a verificação dos avanços surgidos nos debates do tema deste encontro. "A discussão está avançada em relação à concepção de currículo que, no caso do Paraná, é construído por disciplina", explicou Fank. Outra novidade é que, além dos técnicos pedagógicos, as jornadas pedagógicas serão estendidas para a participação dos diretores.
A coordenadora da Equipe de Ensino do Núcleo Regional Área Metropolitana Norte, Juara de Almeida Ferreira, o encontro é uma oportunidade para discutir e refletir não apenas sobre o conteúdo, mas também para a maneira como trabalhar com os educadores. "A expectativa é muito grande porque o encontro é um norte para direcionar os trabalhos com os pedagogos das escolas, levando até o chão da escola, de forma efetiva", contou Ferreira. Para ela, o encontro também é uma forma de socialização de saberes devido à troca de vivências entre os participantes.
Palestras - Marta Sueli de Faria Sforni, coordenadora do Programa Desenvolvimento Educacional (PDE) na Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentou as diferentes concepções de currículo que estão vigentes. Segundo ela, conforme se compreende os conceitos de currículo maior ou menor será a qualidade das prática pedagógicas. "O currículo compreende qual é o fundamento teórico que valoriza diferentes práticas pedagógicas que interferem na aquisição do conhecimento", explicou.
Ela ainda alertou que a opção de currículo afeta na formação dos estudantes em relação à aquisição do conhecimento científico, aos valores e atitudes. "Deve-se ter cuidado em optar por um currículo que causa pouco impacto na promoção do desenvolvimento cognitivo do aluno", comentou Sforni.
A coordenadora lembrou que a educação do Paraná possui uma proposta diferenciada em relação à construção do currículo, o que tornou o ensino paranaense uma referência nacional. "O Paraná já tem uma discussão mais encaminhada, inclusive elaborando as próprias diretrizes do estado", enfatizou.
Para Maria Terezinha Bellanda Galuchi, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, as concepções curriculares propostas determinam as práticas pedagógicas realizadas nas escolas. Ela ainda salientou que escola pública que seja capaz de desenvolver o raciocínio, a reflexão e a memória compreensiva, permitindo ao aluno o conhecimento universal. "A escola deve contribuir para que o estudante vá além do cotidiano, desenvolvendo capacidades mais complexas de pensamento, ampliando o conhecimento", disse.

Fonte: Seed/Assessoria de Comunicação/ Orlando Macedo Junior.