Encontro de Avaliação Psicoeducacional reúne 2 mil 25/10/2013 - 08:25
Mais de 2 mil professores especializados em educação especial que trabalham em salas de recursos multifuncionais, pedagogos das escolas da rede pública e profissionais dos Núcleos Regionais de Educação que integram o Plano de Ações Descentralizadas (PAD) participam, desde o dia 22 até sexta-feira (25), do primeiro encontro presencial de Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar. O evento da Secretaria de Estado da Educação acontece de forma descentralizada nos 32 Núcleos Regionais de Educação.
O objetivo é contribuir com os profissionais da educação para identificar necessidades educacionais especiais e saber como avaliá-las. Para Walquíria Onete Gomes, chefe do Departamento de Educação Especial e Inclusão, é importante o desenvolvimento das potencialidades, respeitando a singularidade dos indivíduos. “Para que a inclusão de fato aconteça, é necessário que professores e pedagogos estejam preparados. Assim, os alunos com necessidades especiais receberão o devido apoio para prosseguir em seus estudos no ensino comum”, afirmou Walquíria.
Durante o encontro, foi disponibilizado material para subsidiar o trabalho de avaliação e as intervenções pedagógicas para deficiência física neuromotora, intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos.
Para a professora Laura Dilze da Silva, que há 15 anos trabalha em salas de recursos multifuncionais, esse é um importante momento de trocar experiências e esclarecer dúvidas sobre o trabalho pedagógico. “O ideal seria sempre haver esses encontros, de preferência no começo do ano, pois além de aproximar os profissionais, norteia o trabalho pedagógico”, comentou.
Atualmente, a rede estadual de ensino atende aproximadamente 20.100 alunos em 1.649 salas de recursos multifuncionais, que compõem uma das alternativas de atendimento educacional especializado, com materiais diferenciados e profissionais preparados para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais dos educandos.
PAD – Objetiva assessorar os estabelecimentos de ensino na realização de ações referentes à diminuição das taxas de abandono, reprovação e aprovação por conselho de classe; melhoria da proficiência em Leitura e interpretação de textos e à resolução de problemas de forma disciplinar e interdisciplinar.