Encontro discute etapa de Conferência do Meio Ambiente 22/11/2013 - 15:27

Nesta sexta-feira (22), acontece, em Curitiba, o encontro preparatório para a etapa nacional da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O objetivo é preparar adequadamente a delegação estadual para a etapa nacional, além de ensaiar a coreografia e a música da apresentação da delegação paranaense em Brasília. A capacitação de na área de educação ambiental também é um dos focos da conferência.

“Esse encontro é fundamental para garantir a realização da etapa nacional, quando os alunos terão a oportunidade de debater melhorias para a educação ambiental com representantes de outros estados e levar novas ideias para a comunidade local”, comentou Mauricio Rosa, coordenador de Desenvolvimento Socioeducacional na Seed.

Destinada ao público das escolas do ensino fundamental, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como das escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, a Conferência tem o desafio de mobilizar toda a comunidade escolar. O objetivo é estimular adolescentes de 11 a 14 anos a participarem de discussões sobre questões ambientais para que possam estabelecer soluções aos problemas locais encontrados.

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, organizada pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, acontece em três etapas. A primeira terminou em agosto. Nessa fase, escolas dos anos finais do ensino fundamental das redes estadual, municipal e privada realizaram conferências em suas unidades. A etapa estadual ocorreu de 15 a 18 de outubro, e contou com 350 participantes, entre alunos, professores e técnicos do Núcleo, e a Conferência Nacional acontece entre 23 e 28 de novembro, em Brasília.

Para a docente Débora Aparecida da Silva, do Colégio Estadual Unidade Polo, de Campo Mourão, a Conferência é um processo que fortalece a cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora, que tem como desafio a elaboração coletiva de projetos de intervenção pela transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis.

As alunas Gislaine Neves Galvão, do colégio quilombola Diogo Ramos (Adrianóplois), e Elissa Tainara de Moraes, do colégio indígena Kókoj Ty Hanja (Mangueirinha), que participam pela primeira vez da Conferência, acreditam que esta é uma oportunidade de aprendizagem que poderá ser disseminada com a comunidade local. Opinião compartilhada por Milena Beier, do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, de Cascavel. “Essa é uma experiência inesquecível e uma ótima oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos em outras regiões”, afirmou Milena.

A Educação Ambiental deve ser contemplada no Projeto Político Pedagógico da Escola e trabalhada de forma interdisciplinar em todos os níveis e modalidades de ensino. Exemplo de um projeto que vem mostrando resultados é o do Colégio Estadual do Paraná, que possui parceria com catadores de lixo reciclável para o descarte de resíduos sólidos.

O aluno Lucas dos Santos, que participa do projeto e está entre os 27 delegados selecionados na etapa estadual, falou a respeito da necessidade de conscientizar os alunos e comunidade sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente. “O trabalho começa na escola, e esses alunos serão os disseminadores dessa prática”, comentou Lucas, que se sente feliz em ter sido escolhido dentre muitos alunos para representar o Paraná na Conferência e poder compartilhar com a comunidade as experiências vivenciadas.

A delegação paranaense inclui 27 alunos delegados, quatro professores da rede estadual cujos projetos foram selecionados para serem apresentados na etapa nacional e um professor acompanhante da delegada indígena.

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