Encontro reúne gestores dos CEEBJAs de unidades penais 27/04/2012 - 17:30
Os diretores dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAs) que estão localizados nas unidades penais participaram de encontro encerrado nesta sexta-feira (26), em Curitiba. O objetivo foi discutir ações que possibilitem melhoria no atendimento e oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em situação de privação de liberdade.
Durante os dois dias de reunião foram discutidas as prioridades de expansão da educação prisional. A política de reestruturação e qualificação profissional, a aquisição de acervos e os materiais pedagógicos destinados aos alunos das unidades penais também foram discutidos com os participantes. "É importante viabilizar ações para que a oferta da EJA seja ampliada nas unidades prisionais e que a pessoa em situação de privação de liberdade possa dar continuidade à escolarização", disse a diretora do Departamento de Educação Básica (DEB) da SEED, Maria Cristina Theobald.
A diretora do CEEBJA Doutor Mario Faraco, em Piraquara, Ana Beatriz Tosato, contou que o encontro permitiu colocar em discussão os encaminhamentos de diversas questões. “Como gestora acredito que o nosso desafio é a melhoria do atendimento e oferta da oferta da Educação de Jovens e Adultos nas unidades penais”.
O 1º Encontro dos Gestores dos Estabelecimentos Educacionais de Unidades Penais do Paraná foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (SEJU). Participaram do evento cerca de 70 pessoas, entre os diretores e vice-diretores dos cinco CEEBJAs, coordenadores das Ações Pedagógicas Descentralizadas (APEDs), técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação da SEED e da SEJU.