Ensino Médio Inovador é tema de reunião 12/08/2013 - 15:50

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou nessa segunda-feira (12), em Curitiba, de uma reunião sobre o Ensino Médio Inovador. O encontro entre técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Ministério da Educação é uma das etapas para a implantação do programa nas escolas da rede estadual.

 

 

O MEC esclareceu alguns questionamentos da Secretaria. “Estamos dialogando e avaliando as alternativas para a melhoria na oferta do programa Ensino Médio Inovador nas escolas estaduais do Paraná”, ressaltou Arns.

 

 

O programa torna o ensino médio mais atraente para os jovens de 15 e 17 anos, e é uma maneira de diminuir as taxas de evasão e repetência na fase educacional. “O Ensino Médio Inovador é uma ação de estruturação no currículo das escolas, deve ser incorporado ao projeto político pedagógico, não apenas a um projeto”, comentou a coordenadora de Ensino Médio do Ministério da Educação, Sandra Garcia.

 

 

Atualmente, 93 escolas estaduais oferecem o Ensino Médio Inovador no Paraná. “Temos conversados com os diretores das escolas que ofertam programa e eles reforçam que o ensino médio inovador é uma proposta que tem contribuído para a melhoria da qualidade de ensino”, explicou a superintendente da Educação, Eliane Rocha.

 

 

Cerca de 25% dos jovens que deveriam estar no ensino médio abandonam a escola em todo o Brasil. Além do currículo, ainda existem outros desafios nacionais para a modalidade como a universalização da modalidade, adequação da idade, formação dos professores, falta de professores, ampliação e estímulo ao ensino médio diurno, melhoria do ensino noturno, rede física e educação profissional integrada.

 

 

PROGRAMA – O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) tem como objetivo fortalecer e desenvolver propostas curriculares ampliando o tempo de permanência dos estudantes nas escolas e garantir uma melhor formação. 

 

 

GALERIA DE IMAGENS