Entidades da educação realizam etapa municipal da Conae em Curitiba e Cascavel 01/01/1970 - 10:39

A Conferência Municipal de Educação - CONAE/ Curitiba organizada pelas entidades Núcleo Regional de Educação de Curitiba, APP Sindicato, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC), Sindicato dos Servidores Públicos do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (SINEPE), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Prefeitura Municipal de Curitiba aconteceu dia 15 de junho no Auditório do Colégio Estadual do Paraná. O objetivo do evento, que conta com a participação de quase mil pessoas, é discutir a construção de um novo sistema de educação nacional, levando propostas para a fase estadual da Conferência que ocorrerá no segundo semestre deste ano.
O professor José Thadeu Rodrigues de Almeida, representante da Comissão Nacional Organizadora da CONAE, e realizador da palestra de abertura, explicou que a Conferência possibilita a construção de uma política pública educacional por meio da participação da sociedade civil. “O conjunto de atores da sociedade passam a ser protagonistas do processo de construção”, comentou.
Ele ressaltou que esta ampla representação de entidades que estão envolvidas desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, em todas as suas etapas e modalidades, não deve se limitar apenas ao envolvimento nas discussões educacionais. “Além da avaliação do atual sistema e da participação nas etapas, é preciso posteriormente cobrar as propostas apresentadas junto aos governantes”. Almeida ainda destaca que o Poder Executivo precisam ter um compromisso com os resultados da CONAE.
Segundo Sheila Marise Pereira Toledo, chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, uma das mais importantes ações é a possibilidade de indicar condições para a definição de políticas educacionais que realmente promovam a inclusão social, a igualdade e a valorização da diversidade.“Teremos a oportunidade de indicar ao Estado e aos pais as nossas ansiedades e esperamos com isso contribuir para uma educação com qualidade”, explicou.
Ela também avaliou os resultados do evento. “Foi um momento rico de debates onde todos os segmentos podem expor suas idéias bem como suas críticas, diante das discussões e propostas apresentadas, não temos dúvidas que a Etapa Municipal de Curitiba foi um avanço que possibilita aos nossos participantes uma visão mais abrangente dos eixos”. Ainda segundo a chefe, a comissão tinha como meta a participação de todos os segmentos para que suas posições, idéias, propostas e críticas tivessem espaço.
Em consequência da riqueza das discussões surgidas nos debates, foi marcado mais um dia para dar continuidade à plenária final, pois não foi possível acabar a apresentação e debate das emendas propostas nos grupos de trabalhos na plenária final. Essa decisão foi aprovada  pela  plenária  e  a  comissão definirá e comunicará  a nova data às entidades, com previsão para o mês de agosto.
As discussões do evento são orientadas pelos seis eixos propostos pela CONAE: Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; Financiamento da Educação e Controle Social; e Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.
A chefe do NRE Curitiba também destacou a participação da sociedade civil. “Foi representativa, pois ela (a sociedade) esteve presente em todos os momentos desde a organização até a participação do evento”, comentou.
Participam também representantes do Diretório Central dos estudantes da UFPR (DCE), da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Curitiba (UMESC), União Nacional dos Estudantes (UNE), Federação dos Pais, Fórum Escola Pública, Grupo Dignidade e Conselho Municipal de Educação. O evento vai até quarta-feira (17), quando ocorre a plenária final para avaliação. A indicação dos delegados para a etapa estadual que será realizada no segundo semestre será definida de acordo com a participação das entidades e do número de vagas destinadas à etapa municipal. No entanto, esta definição deve ocorrer até o final de junho.
Cascavel - O Núcleo Regional da Educação de Cascavel em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná - AMOP, União dos Dirigentes Municipais - UNDIME, com as Secretarias Municipais da Educação - SEMEDs, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e a APP Sindicato, realizou no dia 25 de junho a CONAE Intermunicipal, com aproximadamente 1300 participantes.
A chefe do NRE de Cascavel, Marlene de Jesus Vilela Dias, enfatizou na abertura do evento a importância da conferência. “Somos conscientes de que a educação não é a única responsável pela transformação social, mas também compartilhamos do pensamento de que sem uma educação compromissada não haverá as mudanças que tanto queremos e buscamos”, disse.
Além de autoridades regionais e estaduais, o evento contou com a presença do presidente da AMOP, Eliezer José Fontana, prefeito do município de Corbélia, que, em nome dos demais prefeitos desta Regional, ressaltou a importância da participação dos educadores nesse processo e manifestou seu apoio a ele.
O tema central da CONAE, “Construindo o Sistema Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, foi abordado pelo Professor Doutor João Batista Zanardini da Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE) na palestra inicial do evento, enfocando os seis eixos temáticos da conferência numa perspectiva histórica, social e política.
Para a coordenadora pedagógica da AMOP, professora Emma Gnoatto, a participação da comunidade é essencial para o sucesso do evento. “O envolvimento dos educadores de todos os municípios deste NRE, por meio de reuniões com a comunidade escolar, foi o que possibilitou as discussões e análise dos documentos nas escolas e a proposição de alterações ora apresentadas”. Ela ressaltou que o número de participantes é expressivo e que os representantes dos segmentos presentes trazem os anseios da comunidade representada.
CONAE - A Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático articulado pelo Ministério da Educação (MEC) para a participação de estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, no desenvolvimento da Educação Nacional. A Conferência está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós-Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país.
O tema definido por sua Comissão Organizadora Nacional será: Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação. A CONAE acontecerá em Brasília, de 23 a 27 de abril de 2010, sendo precedida das Conferências Municipais, previstas para este primeiro semestre e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas para o segundo semestre deste ano. A Comissão Organizadora Nacional é integrada por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.