Equipamentos novos no curso técnico em Edificações 14/03/2014 - 10:19

Os alunos do curso técnico em Edificação do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba tiveram nessa quinta-feira (13) a primeira aula prática com os novos equipamentos entregues pela Secretaria de Estado da Educação. Os novos aparelhos começaram a ser entregues em dezembro de 2013, em 12 escolas de diferentes regiões do Estado que oferecem o curso técnico em edificação.

São 33 aparelhos novos para reforçar as aulas práticas dos alunos. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões em novos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado em parceria com Ministério da Educação, através do Programa Brasil Profissionalizado.

A coordenadora do curso no Centro de Educação Profissional de Curitiba, Talita Soares de Andrade, explica que os novos equipamentos deixam as aulas mais interessantes e os alunos sairão mais preparados para o mundo do trabalho.

"Os alunos têm muitas matérias teóricas e nós tentamos sempre alinhar com a prática para que eles possam visualizar o que estão aprendendo nos livros. Com o laboratório, conseguimos simular o funcionamento de uma obra e isso contribui para que eles estejam mais preparados quando concluírem o curso", explicou Talita.

A aluna Tayná Aldryn, 18 anos, está no 4º ano do curso e aprovou os novos equipamentos. "Com mais equipamentos nós vamos sair mais preparados para o mundo do trabalho, com certeza", disse Tayná.

OPORTUNIDADE - Antes de se formar, o técnico em edificações Peterson Pasqualiri da Silva recebeu o convite de um amigo para trabalhar na empresa na área da construção civil e foi efetivado logo em seguida. Ele conta que a formação no Ceep Curitiba foi fundamental para a conquista da vaga. “Se não fosse o curso eu provavelmente não conseguiria. A formação que tive foi muito importante para o meu ingresso na carreira da construção civil e para ser efetivado no emprego”, disse Pasqualiri.

A construção civil já está na família de Peterson há muito tempo. "Meu pai já trabalhava no ramo e me ensinou algumas coisas. Com o curso, aperfeiçoei o conhecimento e pude crescer profissionalmente", disse. O diploma também fez a renda do técnico aumentar. “Com o diploma em mãos e o novo emprego o meu salário dobrou. Agora vou dar continuidade aos estudos nessa área”, frisou.

Além do curso de edificações, o Ceep oferece também os cursos técnicos em Química, Meio Ambiente, Eletrônica e Eletromecânica para 2.280 alunos matriculados.

Em 2014, mais de 77 mil alunos foram matriculados em 57 mil cursos técnicos de diversas áreas ofertados gratuitamente pela Secretaria da Educação, em 355 escolas, em 184 cidades diferentes.

Escolas que estão recebendo os novos equipamentos:

Colégio Estadual Ana Vanda Bassara (Guarapuava)

Colégio Estadual do Paraná (Curitiba)

Colégio Estadual Loueiro Fernandes (Curitiba)

Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba

Colégio Estadual Flávio Warken (Foz do Iguaçu)

Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (Maringá)

Colégio Estadual Mario de Andrade (Francisco Beltrão)

Colégio Estadual Padre José de Anchieta (Apucarana)

Colégio Estadual Polivalente (Londrina)

Colégio Estadual Polivalente (Ponta Grossa)

Colégio Estadual Túlio de França (União da Vitória)

Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boareto Neto (Cascavel)

GALERIA DE IMAGENS