Equipamentos para alunos com necessidades especiais 04/04/2014 - 14:30

A Secretaria de Estado da Educação entregou nessa sexta-feira (4) novos equipamentos de informática para alunos com deficiência física neuromotora, cegos ou com baixa visão. Os equipamentos foram doados pela Receita Federal à secretaria da Educação que repassou os aparelhos para as escolas.

O objetivo é disponibilizar instrumentos que promovam a inclusão digital dos estudantes, para auxiliá-los em diversas atividades realizadas em sala de aula, além de motivá-los a explorar mais os conteúdos, criar momentos de reflexão e outras atividades produtivas.

As entregas estão sendo realizadas em diferentes regiões do Estado. Em Curitiba, a aluna Raianne Vitória Ruas, 15 anos, do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Dona Branca foi contemplada com um notebook equipado com programas específicos para pessoas cegas ou de baixa visão. “Antes ela usava muitos livros ampliados que acabavam dificultando o ritmo do aprendizado dela. Com o notebook ela vai poder estudar no mesmo ritmo da turma”, disse Maria Lúcia Ruas, mãe da aluna.

Os equipamentos foram configurados com programas como o NVDA, para leituras de tela, e livros digitais através do programa MECdaisy, que também faz a leitura das obras. “É importante que, além do uso correto dos equipamentos, os alunos participem das atividades especializadas na área da visão no contraturno escolar”, frisou Ricardo José de Lima, técnico do departamento de deficiência visual da secretaria.

No município de Arapoti os equipamentos foram entregues aos alunos com deficiência motora nos colégios estaduais Rui Barbosa e João Paulo II. Os equipamentos serão usados para inclusão social e pedagógica, além de permitir o acesso a conteúdos educacionais e melhorar o trabalho desenvolvido em sala de aula. “Com esse equipamento o aluno pode acompanhar melhor os conteúdos de uma maneira mais ágil e prática. Além disso, eles terão acesso a novas pesquisas”, explicou a professora de apoio, Julimare Alves Teixeira Prado, que trabalha no colégio Rui Barbosa no acompanhamento do aluno Eder César de Oliveira, do 3° ano do ensino médio.

Os equipamentos também foram entregues para alunos nos municípios de Sengés, no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, e em Jaguariaíva, para o CEEBJA Professor Ignácio Filho.

WENCESLAU BRAZ - Alunos com deficiência física neuromotora dos colégios estaduais Rui Barbosa e João Paulo II de Arapoti, Presidente Costa e Silva de Sengés e CEEBJA de Jaguariaíva, foram contemplados com o recebimento de tablets ofertados pela SEED. O objetivo é disponibilizar instrumentos que promovam a inclusão digital dos educandos, visando auxiliá-los em diversas atividades realizadas em sala de aula além de motivá-los a explorar mais os conteúdos, criar momentos de reflexão e outras atividades produtivas. A entrega foi realizada no dia 1º de abril pela chefia do Núcleo de Educação de Wenceslau Braz Sheila Alvarez Ferreira e pela coordenadora da Educação Especial Renata Aparecida Quani. " A utilização devidamente planejada e adequada dos tablets pode viabilizar e favorecer o desenvolvimento e aprendizado do aluno com necessidade educacional especial, e ainda pode contribuir no seu processo de inclusão no contexto da escola regular", afirmou Sheila.

INCLUSÃO DIGITAL – O Governo do Estado também está levando a inclusão digital às comunidades remanescentes de Quilombos em várias regiões do Paraná. Na segunda-feira (31) os novos equipamentos foram entregues à comunidade quilombola João Surá, em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram entregues 46 tablets, um notebook, um data-show, um HD externo de 1 terabyte e televisores-pendrive.

Em Palmas, na região Centro Sul do Estado, os alunos e professores do Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira também estão recebendo os equipamentos. São 306 tablets, dois notebooks, dois datas-show e dois HDs externos, de 1 terabyte cada, para as duas comunidades.

GALERIA DE IMAGENS