Equipe de escola rural em Pinhão percorre 50 km para fazer busca ativa 13/10/2020 - 16:30

No município de Pinhão, na região de Guarapuava, uma equipe pedagógica do Colégio Estadual do Campo Professor Izaltino Rodrigues Bastos percorre até 50 quilômetros para fazer busca ativa e entregar materiais impressos aos alunos. Durante as visitas, diretora, pedagoga e uma agente também conversam com as famílias para instruir sobre a importância de participar das aulas remotas, e ajudam os estudantes a baixar e usar os aplicativos Aula Paraná e Google Classroom.

“Temos alunos que moram a até 30 quilômetros de distância, então, chegamos a levar 5 horas, em um dia, para visitar as famílias dos alunos que estavam em situação de abandono escolar”, conta a diretora Selma Caldas. Desde o início das aulas remotas, ela usava seu próprio carro para fazer as buscas ativas. A partir deste mês, a equipe pedagógica utilizará um veículo cedido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhão.

As visitas às casas dos alunos da escola já aconteciam muito antes da pandemia, desde 2018. O objetivo era apresentar aos novos docentes o cotidiano dos estudantes das regiões rurais, para que entendessem as demandas particulares desse grupo e planejassem as aulas em conformidade com elas. “Achamos interessante que o professor que chega ao colégio conheça a realidade dos alunos. Este ano, é claro, essa prática se intensificou muito”, diz Selma.

A ação, segundo a diretora, tem gerado resultados positivos, com aumento da participação dos alunos nas aulas e do número de atividades realizadas por eles. “Professores, pedagogos e agentes estão engajados em fortalecer a ligação dos alunos com a escola”, afirma. “Existe, também, um empenho via WhatsApp, quando conversamos com os alunos para fazer com que eles tenham interesse em participar e estejam motivados.”