Escola comemora 100 anos e homenageia professores 27/06/2014 - 08:30

Os moradores do município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, comemoram nessa semana o centenário de fundação do Colégio Estadual Maria da Luz Furquim. Fundada em 1914, a escola tornou-se referência para os 30 mil habitantes do município.

A comemoração teve também com a presença do vice-governador Flávio Arns que destacou a importância da escola para a educação e o desenvolvimento do município. “É uma escola referência para o município pela qualidade do ensino e também porque conta um pedacinho da história de cada morador”, diz Arns.

As celebrações começaram nessa quarta-feira (25) com homenagens aos primeiros professores e diretores que trabalharam e ajudaram contar a história do colégio. A professora Sara Furquim, de 95 anos, foi uma das homenageadas. Ela foi a primeira diretora da escola, em 1950, e lá ficou durante 18 anos. “Eu fiquei exultada de alegria com a homenagem porque eu amei as crianças desde quando comecei a lecionar. Foi minha mãe que quis que eu fosse professora e eu não imaginava que eu iria gostar tanto da profissão”, lembra Sara.

Nessa quinta-feira (26) o município parou para comemorar junto com os 1.400 alunos o aniversário da escola. Os estudantes desfilaram pelas ruas do centro da cidade em blocos que contavam um pouco das atividades que são desenvolvidas na escola. Durante 15 minutos os estudantes percorreram um trajeto de aproximadamente quatro quilômetros sob olhares atentos dos moradores.

O carinho e o reconhecimento pelo trabalho de Sara eram expressos por cada morador que acompanhou de perto o desfile. “Eu sempre me dediquei e conhecer coisas novas e me especializar para levar novos conhecimentos para eles”, revela.

De acordo com diretora Juciane de Bomfim Santos, a escola ajudou a construir e contar parte da história da cidade. “O colégio é um marco na história de Rio Branco do Sul, porque nesses cem anos a escola teve papel fundamental na construção da educação no município”, conta Juciane.

Não é difícil encontrar um morador que não tenha estudado ao menos um ano no Maria da Luz, como o colégio é chamado pelos moradores. A professora de Língua Portuguesa, Viviane Raquel Elias Costa, estudou e hoje leciona na escola. “O Maria da Luz faz parte da minha história, eu estudei aqui, minhas filhas também estudam aqui. E além de ser o meu trabalho, é onde eu também posso contribuir para a formação de cidadãos atuantes em nosso município”, diz.

As comemorações vão até sexta-feira (28) e durante os três dias a comunidade escolar pode acompanhar duas exposições que acontecem simultaneamente na escola. A feira de ciências, com o tema da sustentabilidade a partir de materiais reciclados, e a mostra que conta a história da escola.

A aluna Letícia Gabriela Rodrigues, 15 anos, do 2º ano do ensino médio, desenvolveu junto com seus colegas uma pesquisa de campo com os primeiros professores que trabalharam na escola. “Fui muito gratificante fazer essa pesquisa porque tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da escola e sei que um dia eu também farei parte dessa história”, revela Letícia.

Além do Maria da Luz Furquim, o Paraná possui outras 14 centenárias em funcionamento. Confira a lista.

Curitiba
Colégio Estadual do Paraná – 1846.
CE Doutor Xavier da Silva – 1903.
CE Dezenove de Dezembro – 1911.
CE Professor Cleto – 1911.
CE Conselheiro Zacarias – 1911.
CE Barão do Rio Branco – 1911.

Campo Largo
CE Macedo Soares – 1910.

Lapa
CE São José – 1906.

São José dos Pinhais
CE Silveira da Motta – 1908.

Guarapuava
CE Visconde de Guarapuava – 1912.

Paranaguá
EE Faria sobrinho – 1885.

Antonina
CEEP Doutor Brasíio Machado – 1885.

Ponta Grossa
CE Senador Correia – 1912.

Rio Branco do Sul
CE Maria da Luz Furquim – 1914.

GALERIA DE IMAGENS