Escola de Colombo faz curso preparatório do Enem 23/08/2013 - 12:30
O Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, em Colombo, está preparando os alunos do terceiro ano do ensino médio para as provas do Exame Nacional do Ensino Medo (Enem). O exame acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro.
As aulas preparatórias focam na interdisciplinaridade e reforçam a proposta de que o conhecimento está no cotidiano dos alunos. A ideia do curso surgiu quando os professores perceberam que os alunos estavam interessados em conseguir um bom resultado no Enem.
“Estabeleci um cronograma quinzenal com conteúdos de Biologia, mais especificamente para o Enem. A participação é satisfatória e isso é muito gratificante para nós, professores”, explicou o professor de Biologia, João Thomaz Millek, que teve a iniciativa de montar o projeto.
O curso empolga os estudantes, que melhor preparados, fazem planos para o futuro. Leonardo Lustosa Satil, 16 anos, pretende cursar engenharia, mas não sabe ainda se Mecânica ou Civil. A única certeza é que o curso é uma boa oportunidade para conseguir atingir seus objetivos. “Estamos aprendendo para chegar no dia do Enem e fazermos o nosso melhor. Estamos mais focados nos estudos”, disse.
Os professores de Química, Física e Matemática abraçaram a ideia e participam das aulas no sábado. A disciplina de Língua Portuguesa deve ser a próxima a se integrar ao projeto.
Sara Jakeline Faustino, 16 anos, ainda não decidiu qual área vai cursar, mas já sente mais segura em prestar o exame nacional. “Os professores estão pegando questões de exames anteriores junto com conteúdos que tivemos nos primeiros anos. Ajuda a lembrar de muitos conteúdos”, disse.
O curso preparatório é uma das ações da escola para manter os estudantes no ensino médio. “Hoje temos alunos no terceiro ano com outras expectativas e objetivos, com interesse em entrar em uma faculdade. Isso exige novos rumos para a escola”, contou a diretora Rosane Zeni.
A proposta fez tanto sucesso que participam até mesmo alguns alunos do segundo ano do ensino médio e pessoas da comunidade – que foram convidadas após ouvirem e se interessarem pelas aulas. “O curso mexe com a estrutura da escola, mas negociamos com os funcionários para ajudarem nas aulas quinzenais. Mas é compensador, não podemos perder essa oportunidade”, destacou a diretora.
A aluna Shaiane Veloso Gonçalves da Luz, 16 anos, lembra que ter uma boa nota no Enem pode garantir uma bolsa para cursar uma faculdade. A estudante tem metas que pretende fazer como aulas de teatro e espanhol. Na faculdade, pretende se formar em Biologia. Ela quer ser professora. “Investir na educação é o principal meio para ter uma sociedade melhor. Gostaria de me formar na área para ajudar a fazer a diferença”, comentou.


