Escola de Curitiba realiza semana de integração 23/08/2012 - 09:44

Os alunos do Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba, realizam a Semana de Integração Comunidade e Escola. O evento acontece sexta-feira (24) e reúne os mais de 3,1 mil alunos da escola. O objetivo é promover a interação social e a troca de valores como ética, respeito e amizade através de apresentações teatrais, música e a feira de ciências dos cursos técnicos oferecidos pelo colégio.

As apresentações foram preparadas pelos alunos após debates promovidos em sala de aula, além de pesquisas. “Esse é um momento que serve para despertar nos alunos alguns valores que estão em falta na sociedade, como a ética, amizade e o respeito pelo próximo”, contou Deuzita Cardoso Silva, diretora da escola.

Depois de trabalhar a teoria em sala de aula, os alunos se prepararam para expor seus trabalhos para a comunidade. A aluna Thaise Mello, 17 anos, do 3ª ano do ensino médio, e suas colegas resolveram apresentar uma peça teatral com o tema “Sexualidade não forma caráter” com apresentação teatral. “Nós queremos quebrar o preconceito que existe na sociedade e o teatro é uma das formas mais eficazes de passar essa mensagem”, disse a aluna. Foram propostas 26 oficinas para os estudantes trabalharem. “Nós escolhemos trabalhar com o tema da felicidade porque é uma algo que anda em falta na sociedade hoje em dia”, explicou a aluna Thays Millena Lachovistz, 14 anos, do 1ª ano.

O evento contou a participação de pais e demais membros da comunidade escolar como Maria de Lourdes Isabel, avó do aluno Eduardo Ariel Rodrigues de Barros, 11 anos, do 7º ano. “Esse tipo de interação é muito importante porque amplia o aprendizado dos alunos. Meu neto está sempre me explicando o que ele aprende na escola e eu acabo aprendendo com ele também”, disse.

Wiverson Vieira dos Santos acompanha o dia a dia dos filhos na escola. Para ele essa participação serve para que os pais possam conhecer o processo de aprendizagem dos alunos. “Eu como pai tento estar sempre presente. Eu acho muito válida essa interação pais e escola para a formação dos nossos filhos”, contou.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) através da Assessoria de Mobilização de Pais, Professores e Amigos da Rede Escolar (Ampare) desenvolve desde o início do ano a campanha “Pais presentes na escola”. Cada escola tem a autonomia para desenvolver atividades que tragam os pais e a comunidade para o ambiente escolar. “O acompanhamento pedagógico da família é importante para a formação dos alunos. Nós queremos que os pais acompanhem a vida escola dos filhos”, disse Elival do Conto Souza, coordenador da Ampare.

GALERIA DE IMAGENS