Escola debate desafios sociais contemporâneos 18/04/2012 - 16:50

O Colégio Estadual João XXIII, em Mamborê, na região Centro-Oeste, promoveu, nos dias 16 e 17, o 2º Fórum Permanente dos Desafios Contemporâneos: Paz com Voz. A abertura aconteceu na noite de segunda-feira (16), no Centro Cultural Emília Martins Cruz, com apresentação da Companhia Estudantil de Teatro e Canto Anjos Seresteiros e palestra com a secretária de Educação Municipal, Dalila Negrisole de Carvalho. Na ocasião, os presentes foram convidados a participarem de oficinas sobre desafios sociais contemporâneos. Os resultados das discussões serão registrados e levados ao Fórum Municipal, que acontecerá nos dias 03 e 04 do próximo mês.

Na terça-feira (17) foram realizadas oficinas que reuniram a comunidade escolar para debater, de forma participativa, assuntos referentes aos diferentes tipos de violência, drogadição, meio ambiente e sexualidade. A diretora do colégio Gilsamara Tiburcio Krauze explica que o evento propõe alternativas que respeitem os direitos humanos universais. “Tudo foi embasado no respeito à diversidade e por meio da democracia participativa, por relações igualitárias e pacíficas entre as pessoas, etnias, gêneros e povos, condenando todas as formas de dominação”, disse.

De acordo com a diretora auxiliar, Maria Terezinha Litron, “o evento promove a conscientização dos alunos e propicia que muitos problemas da sociedade local venham à tona”. Terezinha explicou que os alunos foram divididos em pequenos grupos, os quais discutiram dois temas cada, o que favoreceu a socialização entre eles.

Para as alunas do 2º ano, Isabela Manfrin e Yara Royer, o encontro foi proveitoso. Isabela, que participou de um grupo que discutiu sobre direitos humanos e drogadição, relatou que além de serem lidos textos sobre os temas, houve dinâmicas para que os participantes entendessem melhor os assuntos discutidos. “Fóruns como esses são importantes para que os alunos tenham mais conhecimento”, afirmou Yara, integrante do grupo que discutiu sobre sexualidade e drogadição. A aluna relatou que desconhecia muitos dos itens tratados no encontro, como alguns tipos de drogas e seus efeitos colaterias, e algumas doenças sexualmente transmissíveis.

GALERIA DE IMAGENS