Escola indígena participa do Programa Brigada Escolar 05/06/2013 - 16:47

Os alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Indígena Arandu Miri participaram nessa semana das atividades de prevenção do Programa Brigada Escolar-Defesa Civil. Localizada na Aldeia Indígena do Rio D’Areia, interior de Inácio Martins, a escola recebeu o treinamento para lidar com situações de emergência.

A ação foi realizada pelo Núcleo Regional de Educação de Irati em parceria com o Corpo de Bombeiros. Até o final de junho, os exercícios de simulação de abandono do prédio escolar e instrução e formação das equipes das brigadas escolares, deverão ser finalizados.

Durante as atividades, foram feitas orientações ao diretor da escola sobre as fases do programa e em seguida foi executado o plano de abandono, que consiste na retirada de forma segura e ordeira de alunos, professores e funcionários da escola em caso de incêndio ou qualquer outro incidente.

“Achei bem interessante, e muito importante. Agora a comunidade tem noção de primeiros socorros e sabe como agir diante de um incidente. Inclusive queremos marcar mais simulações, pois se isso for feito com mais frequência, teremos um aprendizado maior”, declarou o diretor da escola Élcio Wsolek.

A professora do 5º ano, Margarida Jak, disse que os alunos participaram com bastante empenho das atividades. “Os alunos entenderam muito bem e colaboraram, todos os alunos, professores e funcionários participaram e ajudaram na execução do plano de abandono, e agora estão preparados”, afirma.

O Programa Brigada Escolar é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação, da Casa Militar da Governadoria – Divisão da Defesa Civil e tem como objetivo promover a conscientização e capacitação da comunidade escolar com ações preventivas e de enfrentamento de eventos danosos, naturais, e como reagir diante de situações emergenciais no interior das escolas para garantir a segurança de todos.

GALERIA DE IMAGENS