Escola mobiliza comunidade para debater consumo da água 16/10/2015 - 15:54
Alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Doutor Xavier, em Curitiba, reuniram, na quinta-feira (15), pais e representantes da comunidade escolar para debater a importância do consumo consciente da água potável. Durante o dia, os visitantes assistiram a apresentações artísticas e culturais e puderam ver de perto projetos desenvolvidos pelos alunos para economizar água tratada.
O evento faz para da Semana de Interação Escola e Comunidade. O tema foi escolhido para conscientizar os estudantes e comunidade sobre a escassez de água própria para o consumo humano. “Os alunos são disseminadores de conhecimento, por isso é muito importante que temas como esse sejam abordados em sala de aula”, afirmou a superintendente da Educação, Fabiana Campos.
As atividades foram desenvolvidas após o estudo do ensaio “Carta escrita en el 2070”, publicado pela revista eletrônica Crónica de los tiempos, que relata as dificuldades de viver em um planeta sem água potável. O texto foi trabalhado em sala de aula por todas as disciplinas. “É um exercício de ficção que trabalha com a imaginação dos alunos de como seria o planeta sem água própria para o consumo”, contou a diretora Ednamar Salvina Silva.
Com base no exercício, os estudantes prepararam cartazes educativos, peças teatrais, danças e apresentações de filmes temáticos para conscientizar os visitantes sobre o uso correto da água, sem desperdício. “A água potável está acabando em um ritmo muito rápido e é preciso que usemos com responsabilidade”, alertou a aluna Aline Retzlaff, 17 anos, do 3° ano do ensino médio.
Dona Alzira Azevedo, 83 anos, bisavó da aluna Gabriela Hevelin Siqueira, 17 anos, do 2° ano do ensino médio, aproveitou a visita à exposição para conhecer os trabalhos e matar a saudade do colégio. Alzira iniciou o estudo primário na mesma escola em que os filhos, netos e bisnetos estudaram e estudam. “É uma sensação maravilhosa poder voltar aqui depois de tanto tempo e ver esse trabalho incrível feito por esses jovens”, disse Dona Alzira.
PROJETO PARA O FUTURO – Os alunos do 9° ano do ensino fundamental desenvolveram durante a aula de Ciências um projeto de captação da água da chuva para atividades diárias na escola, como a limpeza dos banheiros e do pátio. A engenharia desenvolvida pelos estudantes utiliza canos de PVC, dois barris, com capacidade para armazenar até 400 litros de água, e o sistema de calhas da própria escola. “Muita água tratada é desperdiçada com a limpeza da escola. E é possível aproveitar a água da chuva”, explicou o aluno Lucas Soares Brasileiro, 16 anos, do 9° ano, que desenvolveu o projeto junto com seus colegas.
João Batista Soares, pai das alunas Gabriele e Juliana Soares, aproveitou a folga no trabalho para orientar os alunos na construção do reservatório e também na apresentação do projeto. “Atividades como essas são muito importante porque contribui para formar cidadãos mais conscientes,q eu cuidam do nosso planeta”, disse.
O evento faz para da Semana de Interação Escola e Comunidade. O tema foi escolhido para conscientizar os estudantes e comunidade sobre a escassez de água própria para o consumo humano. “Os alunos são disseminadores de conhecimento, por isso é muito importante que temas como esse sejam abordados em sala de aula”, afirmou a superintendente da Educação, Fabiana Campos.
As atividades foram desenvolvidas após o estudo do ensaio “Carta escrita en el 2070”, publicado pela revista eletrônica Crónica de los tiempos, que relata as dificuldades de viver em um planeta sem água potável. O texto foi trabalhado em sala de aula por todas as disciplinas. “É um exercício de ficção que trabalha com a imaginação dos alunos de como seria o planeta sem água própria para o consumo”, contou a diretora Ednamar Salvina Silva.
Com base no exercício, os estudantes prepararam cartazes educativos, peças teatrais, danças e apresentações de filmes temáticos para conscientizar os visitantes sobre o uso correto da água, sem desperdício. “A água potável está acabando em um ritmo muito rápido e é preciso que usemos com responsabilidade”, alertou a aluna Aline Retzlaff, 17 anos, do 3° ano do ensino médio.
Dona Alzira Azevedo, 83 anos, bisavó da aluna Gabriela Hevelin Siqueira, 17 anos, do 2° ano do ensino médio, aproveitou a visita à exposição para conhecer os trabalhos e matar a saudade do colégio. Alzira iniciou o estudo primário na mesma escola em que os filhos, netos e bisnetos estudaram e estudam. “É uma sensação maravilhosa poder voltar aqui depois de tanto tempo e ver esse trabalho incrível feito por esses jovens”, disse Dona Alzira.
PROJETO PARA O FUTURO – Os alunos do 9° ano do ensino fundamental desenvolveram durante a aula de Ciências um projeto de captação da água da chuva para atividades diárias na escola, como a limpeza dos banheiros e do pátio. A engenharia desenvolvida pelos estudantes utiliza canos de PVC, dois barris, com capacidade para armazenar até 400 litros de água, e o sistema de calhas da própria escola. “Muita água tratada é desperdiçada com a limpeza da escola. E é possível aproveitar a água da chuva”, explicou o aluno Lucas Soares Brasileiro, 16 anos, do 9° ano, que desenvolveu o projeto junto com seus colegas.
João Batista Soares, pai das alunas Gabriele e Juliana Soares, aproveitou a folga no trabalho para orientar os alunos na construção do reservatório e também na apresentação do projeto. “Atividades como essas são muito importante porque contribui para formar cidadãos mais conscientes,q eu cuidam do nosso planeta”, disse.